Cofinanciado por:
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 928.559,61€
COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 789.275,67€ (85%)
DESCRIÇÃO DO PROJETO: A deposição de resíduos no local iniciou-se aproximadamente em 2003. Tratando-se do principal destino dos resíduos gerados no Concelho de Vila do Porto, era utilizado pela generalidade da população, indústrias, serviços da administração regional, empresas, agricultores e matadouro, com especial destaque para o Município de Vila do Porto (devido à recolha diária de resíduos urbanos produzidos no concelho). Assim, verificava-se a deposição de diversas tipologias de resíduos, como por exemplo, sucata, metais, resíduos urbanos, veículos em fim de vida, animais mortos, pequenas quantidades de resíduos verdes provenientes de limpezas particulares, plásticos agrícolas e monstros.
Os principais impactes negativos do aterro relacionavam-se com o risco de contaminação da linha de água existente no local, agravado pelo facto do sistema de impermeabilização da célula de deposição de resíduos estar danificado. Aliado a esta situação, ocorria o risco de contaminação do solo e a dispersão de plásticos pelas pastagens adjacentes. Com o presente projeto, foram mitigados os problemas identificados.
OBJETIVOS: Valorizar os resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem.
RESULTADOS: Diminuição substancial do depósito de resíduos em aterro, prevendo-se que os resíduos urbanos que têm como destino final a valorização passem a representar, em 2023, metade do total dos resíduos urbanos produzidos.
FOTOGRAFIAS: