A Direção Regional do Turismo, em parceria com a GMT Hospitality e os seus parceiros, apresentou na BTL - Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, o programa 'Destino Açores: quem é o turista e o que diz de nós', uma inovadora ferramenta online que permite medir a reputação da Região enquanto destino turístico.
“Esta ferramenta de análise permite obter a valorização e a comparação do Destino Açores com os seus potenciais concorrentes e de cada uma das empresas referenciadas com a média do mercado, através da Online Reputation Management", afirmou o Diretor Regional do Turismo, salientando que, nesta fase são consideradas 260 empresas com atividade no arquipélago.
Filipe Macedo acrescentou que esta ferramenta também "constrói o perfil do turista, transmitindo um conhecimento aprofundado do visitante do Destino Açores", o que permitirá melhorar a comunicação deste destino nos mercados emissores.
Através da pegada digital do turista são analisadas as avaliações que faz das experiências turísticas nos Açores em cerca de 175 websites e 45 idiomas, em áreas como o alojamento, a restauração ou a animação turística.