principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 20 de Novembro de 2018

Governo dos Açores promove formação para a sustentabilidade

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo realiza hoje, na Ribeira Grande, uma ação de esclarecimento no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, depois de iniciativas idênticas já terem decorrido em Ponta Delgada e na Lagoa.

 

Estas ações de esclarecimento a nível local, que serão realizadas em todos os concelhos dos Açores até 2019 estão a decorrer na ilha de São Miguel, seguindo-se a Terceira, a 25 e 26 de novembro, o Faial, a 27 e 28 de novembro, e o Pico, a 29 de novembro.

 

No mesmo sentido, estão também a ser realizados workshops de capacitação, decorrendo os próximos na ilha Terceira, a 27 de novembro, no Faial, a 28 de novembro, no Pico, a 29 de novembro, e em São Miguel, a 4 de dezembro, contando ambas as iniciativas com a parceria da Sustain Azores.

 

Nas sessões de esclarecimento são apresentadas as origens e as mais-valias da Cartilha, fazendo a ligação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a explicação dos passos necessários para a sua subscrição.

 

Estas ações permitem ainda evidenciar as iniciativas das quais os subscritores podem beneficiar, através de um momento de diálogo e troca de informações com potenciais subscritores.

 

Por outro lado, os workshops de capacitação são dirigidos às entidades que tenham intenção firme de subscrever a Cartilha, e neles é aprofundado como cada entidade pode definir os seus compromissos no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

São espaços de capacitação marcados por trabalho individual e coletivo e uma forte interação, sendo que, no final destes workshops, as entidades ficarão habilitadas a definir os seus objetivos de adesão à Cartilha.

 

Para quem subscreve a Cartilha, está disponível um programa de consultoria de apoio, para além de fóruns regulares de reporte, onde há oportunidade de avaliar progressos e partilhar conhecimento com as outras entidades subscritoras.

 

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo que visa apoiar a adoção dos princípios do Desenvolvimento Sustentável de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade açoriana, com subscrições anuais de objetivos e a respetiva monitorização.

 

A Cartilha já conta com 59 entidades assinantes, que se propuseram alcançar três medidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assumindo um compromisso público com uma gestão responsável, transparente e virada para o futuro.

 

Esta é mais uma medida que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver no âmbito do processo, em curso, de certificação do destino turístico como sustentável, através dos critérios da Global Sustainable Tourism Concil e chancela das Nações Unidas.


GaCS/HMB
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.3878.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal