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Promoção do Destino Açores

 

Cofinanciado por:

 

CUSTO TOTAL ELEGIVEL: 726.749,96 €

COMPARTICIPAÇÃO FEDER: 617.737,47 € (85%)

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO: A presente operação visa a realização de ações com repercussão na promoção turística do destino Açores que tem como objetivo o aumento do número de hóspedes, dormidas e duração média de estadia de turistas provenientes dos diversos mercados emissores, bem como contribuir para o aumento da notoriedade do destino, tendo em conta a proveniência e natureza dos participantes nas diversas ações. Por outro lado, esta operação visa igualmente qualificar e inovar os produtos e os serviços prestados, de modo a garantir a consolidação de uma oferta diferenciada e exclusiva para o turista em todas as componentes da oferta do destino Açores, repercutindo-se na captação de fluxos turísticos para a Região, melhorando a internacionalização do destino.

Nesse sentido, o Governo dos Açores pretende proporcionar condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo, desenvolvendo as seguintes ações:

 

 

GLOBAL SUSTAINABLE TOURISM CONFERENCE - A Conferência Anual do GSTC, reúne as partes interessadas do turismo internacional e doméstico, envolvidas no desenvolvimento e promoção do turismo sustentável; incluindo o setor público, o trade turístico, desde hotelaria, operadores de turismo, agências de desenvolvimento, Universidades, ONGs, consultores e muito mais.

A OMT define o turismo sustentável como:

“O turismo que considera plenamente os seus atuais e futuros impactos económicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.

O turismo é um dos setores da economia que mais crescem internacionalmente, responsável por 10% do PIB mundial, 7% das exportações e gera um em cada onze empregos no mundo.

Dentro de um planeta que convive cada vez mais com questões graves que impedem o desenvolvimento sustentável, como as mudanças climáticas, o esgotamento de recursos naturais, a pobreza e a fome, o turismo atua como causa e também potencial solução para estas e outras urgências.

Cabe-nos, como viajantes, empresários, lideranças ou autoridades, pensarmos em como podemos promover um turismo que contribua para o bem-estar, a qualidade de vida e a valorização da cultura das comunidades, o equilíbrio e preservação ambiental e a sustentabilidade económica do pequeno ao grande empreendedor.

Os Açores têm sido reconhecidos internacionalmente, pelo percurso desenvolvido em prol da sustentabilidade, através da atribuição de prémios e reconhecimentos, dos quais se destacam:

•    Reconhecimento como um dos Destinos da Europa com paisagens mais bonitas, pela European Best Destination;

•    UNESCO reconhece Corvo, Graciosa, Flores e Fajãs de São Jorge como reservas da Biosfera;

•    Geoparque Açores integra a Rede Europeia de Geoparques;

•    UNESCO considera Património Mundial o Centro Histórico de Angra do Heroísmo e a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico;

•    Top 100 de Destinos mais Sustentáveis do Mundo. O destino turístico mais sustentável da Europa;

•    O PN do Faial recebe o galardão “EDEN - 1ª região portuguesa a integrar a Rede Europeia de Destinos Turísticos Sustentáveis;

•    1º Destino Quality Coast de Platina do Mundo;

•    Em reconhecimento das Boas Práticas, em 2018 foi selecionado na categoria Best of the Atlantic, pela Green Destinations.

 

Recentemente foi iniciado o processo com vista à certificação de “Destino de Turismo Sustentável”, de acordo com as normas da Earth Check.

A realização em dezembro de 2019 do evento “GLOBAL SUSTAINABLE TOURISM CONFERENCE”, na Ilha Terceira, é certamente uma oportunidade para projetar os Açores no exterior.

 

JORNADAS TÉCNICAS DA CEAV - Confederación Española de Agências de Viajes -  A CEAV é a mais notória associação de agentes de viagens de Espanha, organizando todos os anos as jornadas técnicas num destino diferente. Em 2017 realizaram-se na Alemanha, em 2018 em Marraquexe, tendo sido possível captar este evento para a sua realização em 2019 nos Açores, na Ilha Terceira.

 O mercado espanhol, dada a proximidade geográfica e a apetência crescente pelo destino turístico Açores, tem sido tradicionalmente considerado, do ponto de vista da promoção da Região, no estrangeiro, um dos nossos mercados prioritários.

O PEMTA - Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores confirma a importância e potencial deste mercado como emissor de fluxos para o Arquipélago, pela sua grande predisposição para os nossos produtos estratégicos, nomeadamente: o Turismo Natureza, turismo náutico, touring cultural e paisagístico e turismo de saúde e bem-estar.

Do conjunto dos mercados emissores do estrangeiro, o mercado espanhol, com uma quota de 6.2% em 2017, ocupa a 3ª posição, a seguir à Alemanha e aos Estados Unidos, e as dormidas de turistas espanhóis na Região cresceram cerca de 75,12% entre 2014 e 2017.

 

Os Açores foram o destino escolhido pela CEAV – Confederación Española de Agencias de Viajes, para a realização das respetivas Jornadas Técnicas, que terão lugar, na Ilha Terceira, de 28 a 31 de março, e contarão com a presença de cerca de 150 participantes, nomeadamente agentes de viagem, operadores turísticos e jornalistas.

A realização deste evento tem como principal objetivo o de proporcionar aos seus participantes a oportunidade de se encontrarem e discutirem assuntos de elevado interesse para o Turismo e delinear estratégias de atuação para a respetiva atividade.

A realização deste encontro nos Açores em geral e na Ilha Terceira, em particular, reveste-se da maior importância para a promoção, atendendo ao perfil da grande maioria dos participantes e, especialmente numa Ilha que dispõe ainda de uma enorme capacidade para melhorar a sua performance neste destino que se apresenta como o terceiro mercado emissor, atendendo à operação proveniente de Madrid e cujos resultados têm sido altamente positivos para o aumento de fluxos turísticos.

 

DIA MUNDIAL DO TURISMO – COMEMORAÇÕES OFICIAIS - Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.

Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.

Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.

Em 2019 a Região foi escolhida para acolher as comemorações do DMT, que se realiza a 27 de setembro, deslocando-se para tal, as entidades oficiais que representam o setor, bem como principais figuras do trade, acompanhados de jornalistas para cobertura a nível nacional e internacional deste dia que comemora a importância deste setor para a economia mundial.

Está prevista a visita a 3 ilhas (São Miguel, Faial e Pico), movimentando cerca de 200 pessoas o que contribuirá certamente para a dinamização da economia, mas igualmente para o aumento da notoriedade da Região nos mercados externos pela divulgação dos Açores, que será feita através dos meios de comunicação que estarão presentes nesta comitiva.

 

WHALE FESTIVAL - Evento será realizado em todas as Ilhas em simultâneo, desenvolvendo atividades relacionadas com a temática da baleação, que numa 1ª fase se destina à população residente em geral e para toda a população flutuante, devendo evoluir para um evento de cariz internacional que contribua para a captação de maiores fluxos turísticos, em período de média estação do turismo.

No ano de 2019 será preparada a criatividade e em junho de 2020 a execução do evento.

 

 

ESTRUTURAÇÃO DE ROTAS DE TOURING CULTURAL E PAISAGÍSTICO NOS AÇORES - VINHA & VINHO – VULCÕES- CULTURA BALEEIRA -  O projeto Rotas Temáticas consiste na estruturação de rotas de touring cultural e paisagístico nos Açores numa lógica de complementaridade dos recursos das diferentes ilhas do Arquipélago, privilegiando a diversidade de recursos patrimoniais, culturais, históricos e naturais, e em coerência com o trabalho já existente no território desenvolvido por diferentes promotores como por exemplo Direção Regional da Cultura, Direção Regional do Ambiente, Geoparque Açores, tecido empresarial, entre outros. Pretende-se a implementação efetiva de, pelo menos, 3 rotas ligadas à temática da vinha e do vinho, dos vulcões e conclusão da rota já praticamente estruturada relacionada com a cultura baleeira.

Este projeto pretende, através da ancoragem em recursos endógenos do território, a tematização dos mesmos e a sua organização em produto de turismo cultural e paisagístico no formato de Rota, cujos objetivos específicos são:

-          promover a estruturação não somente destes recursos mas de todos os serviços e infra-estruturas de apoio necessários a um efetivo produto turístico;

-          contribuir para um reforço da capacidade empresarial das empresas de animação turística do território - existentes e a existir - e dos níveis de formação e especialização dos profissionais envolvidos;

-          reforçar as parcerias necessárias e sinergéticas entre entidades públicas e privadas operantes no campo do turismo e da cultura;

-          contribuir para o conhecimento, divulgação e preservação sustentável do património cultural e natural herdado;

-          contribuir para o reforço do posicionamento dos Açores enquanto destino estruturado de produtos de touring cultural e paisagístico.

Este projeto trará uma consolidação da oferta do destino e uma coesão territorial, indo de encontro ao que está estabelecido no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, no qual o Touring Cultural e Paisagístico é indicado com um produto complementar na presente oferta do Arquipélago.

 

Rota dos Baleeiros O tema da Baleação reúne uma série de características relevantes e fundamentais na garantia do sucesso de uma rota de Touring Cultural e Paisagístico como produto turístico chave-na-mão do ponto de vista do consumidor, a saber:

●        Tema transversal a todas as ilhas;

●        Perfeita integração na paisagem (vigias nos pontos altos, portos e envolvência com o mar);

●        Atividade que envolveu a aquisição de conhecimentos específicos, ofícios únicos e histórias improváveis, havendo ainda a possibilidade de partilhar as vivências de uma arte que terminou para não mais se repetir;

●        Tema agregador de ofertas dispersas, não estruturadas: whale watching, trilhos e passeios pedestres ancorados nesta temática, o artesanato (Scrimshaw), núcleos museológicos e algum património recuperado;

●        Possibilidade de se ancorar um produto de touring cultural estruturado no produto já consolidado do whale watching ao nível de mercado, dos canais de venda e revenda, dos operadores, da comunicação / notoriedade do destino;

●        Existência já de programação própria como a “Semana do Mar” no Faial.

Acresce que a baleação tem sido alvo de vários investimentos por parte do Governo Regional dos Açores, com medidas de apoio à inventariação, recuperação e fruição do património baleeiro.

Dividimos, assim, as 9 ilhas em 3 diferentes níveis de atratividade turística tendo por base ao património existente, aos dias de hoje, em cada uma delas:

●        - 1º nível de atratividade: Faial, Pico, S. Jorge e Flores;

●        - 2º nível de atratividade: Terceira, S. Miguel e Graciosa;

●        - 3º nível de atratividade: Santa Maria e Corvo.

No terceiro nível de atratividade, considera-se que não há atratividade suficiente para construir uma Rota dos Baleeiros que, por si só, leve as pessoas a visitar estas ilhas. No entanto, e pela proximidade a outras ilhas categorizadas num nível superior de atratividade, bem como pela complementaridade patrimonial e histórica entre as ilhas, é possível delinear itinerários que incluam as ilhas do 3º nível: Corvo + Flores e Santa Maria + São Miguel.

A história da Faina Baleeira, os vários elementos ainda existentes no terreno, os vários ofícios que surgiram na sequência e para dar resposta a esta atividade económica, traduzem-se, hoje, em oportunidades para criar diferentes tipologias de serviços:

- Passeios temáticos em terra;

- Passeios em bote baleeiro;

- Atelier de Scrimshaw e outros;

- Participação de Baleeiro / Vigia / Mulher de Baleeiro (terra / mar);

- Whale watching;

- Inclusão de outros recursos / formas de locomoção;

 

Rota dos Vulcões No caso da Rota dos Vulcões, trata-se de um tema com pertinência internacional, transversal a todas as ilhas, passível de ser consumido durante todo o ano, e que traz, como grande vantagem, uma entidade regional responsável pela sua gestão articulada, bem como um selo internacional já obtido - os Parques Naturais dos Açores e o selo Geoparque. A criação da Rota pretende garantir uma oferta estruturada para o consumo deste recurso dos equipamentos a eles associados; uma complementaridade entre as ilhas tendo presente este tema; e ainda um posicionamento internacional de destaque pela evidência e atratividade da temática.

 

Rota do Vinho e da Vinha  No caso da Rota do Vinho e da Vinha, esta centra-se eminentemente na Ilha do Pico e trabalha a dimensão da enologia diretamente associada à natureza - não fora aliás esta paisagem reconhecida com o selo da UNESCO de “Paisagem Cultural da Humanidade” - a Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico. Pretende-se criar com esta Rota uma transversalidade e fluxo turístico entre a produção / consumo do vinho, os equipamentos e espaços existentes ilustrativos da sua história, e o conhecimento da paisagem do território e da sua transformação ao longo do tempo. Esta Rota tem uma calendarização específica ao longo do ano diretamente dependente do ciclo dos trabalhos da Vinha o que pode ser muito útil à criação de programação. Apesar de centrada na Ilha do Pico, o tema do vinho está igualmente presente na Graciosa e na Terceira pelo que também terá pontos de visita nestas ilhas, para além da inclusão das adegas, dos restaurantes e da Escola de Formação Turística e Hoteleira sediada em S. Miguel.

 

 

AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DO PEMTA – PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING DOS AÇORES - Desenvolvimento de ações conducentes à consolidação do desenvolvimento sustentável do turismo nos Açores que visam a qualificação da oferta turística da Região e o suporte ao estudo, à monitorização e ao acompanhamento do desenvolvimento da atividade turística dos Açores.

Estas ações visam atingir quatro objetivos:

• Garantir o desenvolvimento sustentável do destino, contribuindo para a preservação e conservação dos espaços naturais e culturais;

• Melhorar e enriquecer a qualidade da experiência turística do visitante;

• Contribuir para o desenvolvimento económico da região;

• Melhorar o desempenho dos setores caraterísticos do turismo.

 

Com vista a atingir esses objetivos, apresenta-se um conjunto de ações e atividades, devidamente alinhadas com as dimensões da oferta turística dos Açores:

a)    Acompanhamento da integração da temática da sustentabilidade do destino turístico na Disciplina de Cidadania (1º e 2º ciclos), incluindo conteúdos sobre turismo, ambiente e energia e suas inter-relações

     Materiais a produzir: desdobráveis, cartazes, filme

b)      Campanha de Informação e Sensibilização de Residentes - “Turismo dos Açores – Todos fazemos parte”

c)       Programa de Capacitação para uma Cultura de Serviço - “Açores Recebe Bem”

Este programa é baseado na metodologia de Action Learning que induz à reflexão sobre a experiência pessoal e profissional dos participantes, sobre as condições pessoais e organizacionais em que desenvolvem a sua atividade e sobre as abordagens e práticas para melhorar o serviço ao turista, tendentes à criação de uma ‘Cultura de Serviço e Bem Receber nos Açores’.

Objetivos:

1. Definir o padrão de serviço para o turismo dos Açores;

2. Identificar os pontos-chave ao longo da Cadeia de Valor onde possa ser melhorada a experiência turística;

3. Compreender e estimular a melhoria progressiva do serviço prestado, tendo como elemento central os recursos humanos do setor turístico.

Esta ação envolve as seguintes atividades:

1. Elaboração do Manual “Açores Recebe Bem”, por parte de uma equipa multidisciplinar de técnicos especializados, com a participação de alguns elementos representativos do setor do turismo dos Açores e que serão auscultados via telefone, skype ou outro dispositivo semelhante;

2. Desenvolvimento e execução do Workshop “Açores Recebe Bem”, tendo por base o Manual “Açores Recebe Bem” com recurso a metodologias interativas como o role playing, a análise de casos e a partilha de experiências dos participantes. Cada workshop terá uma carga horária de 12 horas presenciais e de 18 horas à distância (canal aberto de comunicação entre os coordenadores do projeto e os participantes para discussão das temáticas apresentadas presencialmente). Cada workshop é dirigido a grupos de 20 a 30 participantes, provenientes dos vários setores do trade turístico Açoriano (atividades turísticas, restauração, hotelaria, guias turísticos, entre outros).

Serão realizados 25 workshops a distribuir por todos os concelhos do Arquipélago dos Açores, estimando-se a participação entre 650 e 750 pessoas;

3. Relatório de avaliação do programa, com recomendações e ações a implementar para a melhoria do serviço ao turista nos Açores;

4. Inclusão das recomendações resultantes dos workshops no Manual “Açores Recebe Bem”;

5. Divulgação do Manual junto do trade açoriano.

OBJECTIVOS: Desenvolvimento das ações propostas por forma a atingir os seguintes objetivos:
- Aumentar a notoriedade dos Açores nos mercados externos;
- Aumentar os fluxos turísticos;
- Aumentar as dormidas na hotelaria;
- Incrementar as receitas turísticas como forma de promover a sustentabilidade do setor;
- Reforçar os mecanismos de apoio ao setor contribuindo para a competitividade da indústria turística;

RESULTADOS: A realização das ações previstas potencia a criação de condições para que o setor do turismo se torne mais competitivo e desenvolva o crescimento da notoriedade dos Açores nos mercados externos.
Espera-se assim que ao nível das dormidas nos Açores se registe um aumento significativo, cujos efeitos contribuam para a geração de emprego, para a estabilidade das empresas diretamente ligadas ao turismo e consequentemente para melhor qualidade de vida das populações.


 
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