A designada demografia federada corresponde à sistematização, tratamento e apreciação de um conjunto de elementos caraterizadores da situação do desenvolvimento desportivo dos Açores, no contexto do desporto federado.
São apresentados dados relativos aos praticantes desportivos, treinadores, árbitros e juízes, dirigentes e outros agentes, quer no global da região quer nas diferentes ilhas, tendo por referência a sua população.
Estes elementos permitem com segurança e rigor traçar o ponto de situação em cada momento, da dimensão da expressão do movimento associativo desportivo e porque correspondem a dados recolhidos no contexto das federações dotadas do estatuto de utilidade pública desportiva, permitem também comparações em contexto real com outras parcelas do território nacional.
Trata-se, pois, de um instrumento essencial na análise da nossa situação desportiva, embora não se trate de uma caracterização exaustiva dos múltiplos e variados fatores que intervêm e condicionam o desenvolvimento desportivo e como tal, não se dispensar uma análise mais específica e aturada para quem pretenda compreender aspetos específicos do fenómeno desportivo, em particular numa região com a condição arquipelágica como os Açores.
A metodologia de recolha utilizada passa sistematicamente, pelo fornecimento dos dados por parte das diferentes estruturas associativas regionais de cada modalidade e sua aferição pelas respetivas federações.
Ano de 2018 - clique aqui para visualizar
Ano de 2017 - clique aqui para visualizar
Ano de 2016 - clique aqui para visualizar
Ano de 2015 - clique aqui para visualizar
Ano de 2014 - clique aqui para visualizar
Ano de 2013 - clique aqui para visualizar
Ano de 2012 - clique aqui para visualizar
Ano de 2011 - clique aqui para visualizar
Ano de 2010 - clique aqui para visualizar
Ano de 2006 - clique aqui para visualizar