Filipe M. PORTEIRO (FMP) é Diretor Regional dos Assuntos do Mar do Governo Regional dos Açores desde 2013. É doutorado em biologia marinha pela Universidade de Liverpool (2005).
Atualmente, trabalha para potenciar e valorizar os recursos do mar dos Açores e as atividades marítimas, criando oportunidades de desenvolvimento socioeconómico, ambientalmente sustentável, num quadro de conservação e ordenamento do espaço marítimo, assente em critérios científicos robustos e fomentando a cidadania participativa e informada. Tem por objetivo contribuir para a implementação de melhores políticas marinhas e marítimas sustentáveis, a nível regional, nacional e internacional. Neste contexto, tem apresentado comunicações sobre as políticas regionais para o mar em dezenas de eventos. Pertence a diversas comissões técnicas regionais, nacionais e internacionais.
FMP foi cientista sénior da Universidade dos Açores entre 1989 e 2013 e presidente do Observatório do Mar dos Açores, uma ONG regional dedicada à promoção do mar, entre 2009 e 2013. Investigou cefalópodes, peixes e corais de água fria, em ambientes insulares, no meio pelágico oceânico, em montes submarinos, cristas oceânicas e campos hidrotermais profundos, nos Açores e no Atlântico Nordeste. Dedicou-se a áreas como a biodiversidade e biogeografia, ecologia, ecotoxicologia e conservação. Participou de dezenas de campanhas oceanográficas, mergulhou em diversos submarinos tripulados de investigação, apresentou palestras e posters em mais de 75 fóruns científicos. É autor e coautor de cerca de 50 artigos indexados, 8 livros e capítulos de livros e mais de 80 outras contribuições científicas e técnicas. Lecionou em diferentes níveis de ensino desde 1989. Foi autor e promotor de dezenas de exposições temáticas, DVDs, publicações e outras iniciativas de educação ambiental e promoção da literacia marinha.