principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 13 de Novembro de 2013

Governo dos Açores considera que extensão da plataforma continental representa "um mar de oportunidades"

O Governo dos Açores considera que a extensão da plataforma continental, que poderá redesenhar o mapa de Portugal através da ocupação de cerca de um terço do Atlântico Norte, aproximando-se das costas do Canadá e dos Estados Unidos, representa “um mar de oportunidades” para a Região.

 

“Estamos verdadeiramente perante um mar de oportunidades. Oportunidades que nos trazem novos desafios e acrescentam responsabilidade”, afirmou o Diretor Regional do Ambiente.

 

Hernâni Jorge, que falava terça-feira na conferência sobre “A Plataforma Continental Atlântica – Os desafios para os Açores na sua sustentabilidade”, frisou que, a efetivar-se o crescimento do território português em 2,15 milhões de quilómetros quadrados, resultante da aprovação do pedido de reconhecimento submetido pelo Estado Português às Nações Unidas, ele dar-se-á “sobretudo à conta da extensão dos limites exteriores da plataforma continental na denominada Região Oeste, correspondente ao arquipélago dos Açores”.

 

“Face aos interesses em questão e ao potencial de conflito associado, a Região tem de afirmar os seus direitos sobre esta parte do território, nos termos constitucional e estatutariamente definidos, e dispor de mecanismos que lhe possibilitem uma adequada gestão”, afirmou.

 

Para a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, o quadro normativo atual, uma vez integrado com o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores (POEMA), afigura-se adequado ao exercício dos direitos e competências regionais de que o Governo dos Açores não abdica, num quadro de gestão partilhada previsto constitucionalmente e no Estatuto Político-Administrativo da Região.

 

“Não obstante, uma gestão eficiente dos fundos marinhos – assente na preservação de determinados habitats, ao mesmo tempo que se faz uma utilização sustentável dos recursos disponíveis – exige que se junte conhecimento, pois este vai ser determinante para a compreensão dessas zonas e da natureza, extensão e eventual vulnerabilidade dos recursos que ocorrem no mar dos Açores”, afirmou o Diretor Regional do Ambiente.

 

Nessa perspetiva, considerou que “o desenvolvimento de programas de investigação relacionados com a prospeção dos fundos marinhos assume-se como uma atividade de primordial importância, bem como a catalogação dos recursos, a quantificação das respetivas reservas e a estimativa do esforço necessário para proceder à sua exploração”.

 

Na mesma conferência, o Diretor Regional dos Assuntos do Mar frisou que “a investigação científica, em especial do oceano profundo, é uma atividade que distingue a Região pela sua competência reconhecida à escala global e que permite conferir a sustentabilidade às atividades económicas desenvolvidas”.

 

“O potencial de crescimento sustentável destas atividades é grande e o Governo dos Açores pretende ser uma referência nas atividades marítimo-turísticas e na investigação marinha”, afirmou Filipe Porteiro, defendendo que “a identificação de novas oportunidades de crescimento azul, ressalvando os aspetos de sustentabilidade ambiental, social e económica (em termos de benefícios) é também um desígnio regional.”

 

A boa governação dos assuntos do mar, a conservação e promoção ambiental marinha, a sustentabilidade das atividades humanas existentes e futuras são áreas catalogadas como prioritárias pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais no desenvolvimento da estratégia política para o mar determinada pelo Governo dos Açores.

 

Uma estratégia, disse Filipe Porteiro, que prevê o envolvimento de entidades públicas e privadas, empresas, organizações não governamentais e instituições de ensino superior, em especial da Universidade dos Açores.


GaCS/DRAM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal