principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Postdam, Alemanha , 22 de Maio de 2017

Governo dos Açores está profundamente empenhado no Centro de Investigação do Atlântico, afirma Diretor Regional dos Assuntos do Mar

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou hoje, em Postdam, na Alemanha, que o Governo dos Açores está “profundamente empenhado” na criação do Atlantic International Research Center (AIR Center) no arquipélago, destacando o contributo que este projeto pode dar para “o desenvolvimento científico da Região e, consequentemente, para o progresso e bem-estar da sociedade” açoriana.

 

Filipe Porteiro salientou que este Centro pretende promover a investigação e a observação integradas do Atlântico, no que concerne a áreas como o espaço e o oceano, e as suas implicações para o clima, e ainda a energia sustentável em ambientes insulares.

 

O Diretor Regional, que falava numa numa mesa-redonda sobre a cooperação entre Portugal e Alemanha na área da investigação, no âmbito do AIR Center, afirmou que as entidades promotoras deste projeto estão “a criar as condições e as parcerias necessárias” para que os Açores sejam “o ponto nevrálgico” desta infraestrutura de promoção do conhecimento integrado, através da cooperação norte-sul/sul-norte no Atlântico.

 

Na sua intervenção, Filipe Porteiro salientou que as equipas científicas dos Açores ligadas às ciências do mar possuem "um longo historial de parceria e colaborações com as suas congéneres alemãs, desde finais dos anos 80 do século passado”, acrescentando que a Região pretende “intensificar a cooperação científica com as instituições alemãs no conhecimento dos ecossistemas marinhos”.

 

Nesse sentido, apontou o AIR Center como uma forma de “alavancar esta estratégia”, em sintonia com os objetivos estabelecidos na Declaração de Galway para a Cooperação no Oceano Atlântico e desenvolvidos pela Aliança para a Investigação do Atlântico.

 

Filipe Porteiro lembrou que cientistas dos centros de investigação regionais têm integrado campanhas oceanográficas e projetos nas áreas da biodiversidade e ecologia dos sistemas profundos, campos hidrotermais da Crista Média Atlântica, montes submarinos e agregações de corais de profundidade, acrescentando que, mais recentemente, “têm sido parceiros em projetos que visam determinar e mitigar os impactos das atividades humanas nesses ecossistemas remotos e de difícil acesso”.

 

O Diretor Regional apontou ainda a robótica marinha como outra das áreas de cooperação entre as equipas nacionais e alemãs, que usam os Açores como cenário de demonstração, teste e desenvolvimento tecnológico.

 

Filipe Porteiro defendeu a importância do investimento na investigação “como meio de produção de conhecimento”, frisando que “as sociedades e as economias baseadas no conhecimento são mais inclusivas e suportam melhores decisões políticas”.

 

“Depositamos esperanças na instalação do AIR Center nos Açores para a promoção da cooperação entre ciência e os agentes sociais e económicos, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável”, disse.

 

Segundo Filipe Porteiro, pretende-se que este centro de investigação contribua para que a Região, o país e a comunidade atlântica envolvida “atinjam os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.

 

Esta mesa-redonda, que está a decorrer no Centro Alemão de Investigação em Geociências (GFZ), tem como objetivo identificar mecanismos bilaterais e europeus que possam incrementar a cooperação e mobilidade científica entre a Alemanha e Portugal em ciências marinhas, mas também em áreas afetas à bioeconomia e ao clima, no âmbito do AIR Center.

 

Este encontro contou com a participação do Ministro da Ciência português, Manuel Heitor, e do Secretário de Estado de Educação e Investigação do governo alemão, Georg Schutte, bem como de agências de financiamento alemãs e vários investigadores, entre os quais um investigador do MARE-Açores/IMAR.


GaCS/GM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal