principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 6 de Dezembro de 2019

Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo deve refletir interesses e visões de todos os setores ligados ao mar, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância do projeto europeu ‘MarSP - Macaronesian Maritime Spatial Planning’ para “acelerar” o processo de ordenamento do espaço marítimo dos Açores.

 

Este projeto, segundo Gui Menezes, “garantiu o envolvimento e a participação ativa de muitas partes interessadas”, acrescentando que o processo “foi conduzido de forma transparente e inclusiva” e que “foi muito participado”.

 

Neste sentido, lembrou a realização de nove workshops nas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira, que “tiveram a participação de muitos representantes de muitas atividades marítimas, desde as pescas, navegação e transporte marítimo, portos e marinas, turismo, investigação científica, património cultural subaquático e conservação ambiental e áreas marinhas protegidas”.

 

O Secretário Regional, que falava na sessão de abertura da conferência final do projeto ‘MarSP’, afirmou que se pretende que o Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores “reflita os interesses e visões de todos os setores, e que possa ser, de facto, um mecanismo eficaz para potenciar a economia do mar sustentável”.

 

“Queremos diminuir a conflitualidade, conciliando e compatibilizando interesses, e estes documentos devem permitir a conservação efetiva dos valores ambientais”, referiu.

 

Durante a sua intervenção, Gui Menezes assegurou que o espaço marítimo dos Açores “não está desordenado”.

 

“Os instrumentos regulatórios existentes têm permitido o desenvolvimento de atividades e da nossa economia ligada ao mar”, frisou o Secretário Regional, apontando a espacialização administrativa do território, a rede regional de áreas marinhas protegidas, a regulamentação espacial aplicada às pescas no território marítimo regional, a existência de áreas definidas para a produção aquícola em diversas ilhas, o zonamento legal para a observação de cetáceos e para outras atividades marítimo-turísticas, as áreas delimitadas para a extração de inertes e a rede de zonas balneares em todas as ilhas, as áreas portuárias e de navegação ou o condicionamento espacial à investigação científica.

 

Gui Menezes referiu ainda que o processo de ordenamento em curso na Região responde às exigências da Diretiva do Parlamento Europeu, publicada em 2014, que impõe aos estados membros e às regiões a implementação do sistema de ordenamento do espaço marítimo até 31 de março de 2021.

 

Refira-se que o Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores será colocado em consulta pública, após a sua conclusão.

 

Na sua intervenção, Gui Menezes defendeu que os processos de ordenamento do espaço marítimo “são dinâmicos", acrescentando que "se vão alterando e adaptando ao longo do tempo”.

 

Neste sentido, lançou um repto à criação do projeto MarSP2, “de modo a acompanhar, monitorizar e melhorar a implementação dos planos de ordenamento do espaço marítimo nas Regiões Ultraperiféricas”.

 

O projeto MarSP, que teve a duração de dois anos, foi financiado pelo Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e as Pescas para desenvolver e harmonizar metodologias e estratégias de ordenamento do espaço marítimo nos arquipélagos da Macaronésia, permitindo alocar verbas e recursos humanos dedicados e estabelecer parcerias com equipas técnicas e científicas regionais e internacionais dedicadas ao estudo dos processos de ordenamento do espaço marítimo.

 

A conferência final deste projeto conta a com presença de Joan Ronco, da Direcção Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia, e de Alejandro Iglesias, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.12.06-SRMCT-POEM_RefletirInteresseTodosSetores(1).mp3 2019.12.06-SRMCT-MarSP_ProcessoParticipado(2).mp3   19.7049.jpg 19.7050.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal