Nos Açores são diagnosticados, anualmente,cerca de 130 novos casos de cancro de mama na mulher. A identificação atempada desta patologia, através de um programa de rastreio, permitirá realizar o seu diagnóstico em fases mais precoces, o que conduzirá a um tratamento mais eficiente e menos agressivo.
O Programa Organizado de Cancro de Mama nos Açores (ROCMA) desenvolve‐se sob a coordenação do Centro de Oncologia dos Açores. Iniciou‐se em novembro de 2008, abrangendo cerca de 40 000 mulheres.
É totalmente gratuito para as utentes.
O que é o ROCMA?
A quem se dirige?
Vale a pena fazer o rastreio?
Como se pode fazer o rastreio?
Onde é que é feito?
Como se processa o exame?
Terá de repetir o exame?
E se tiver algum sinal no intervalo dos 2 anos?
O QUE É O ROCMA?
É uma atividade de Medicina Preventiva, de validade científica estabelecida, que consiste na realização de uma mamografia de rastreioa cada 2 anos.
A QUEM SE DIRIGE?
Às mulheres com idade compreendida entre os 45 e os 74 anos, sem sintomatologia nem patologia prévia da mama.
VALE A PENA FAZER O RASTREIO?
A deteção precoce é o melhor caminho para combater o cancro. Para assegurar a eficiência do rastreio é essencial executá‐lo de dois em dois anos, sem interrupções, até aos 74 anos.
COMO SE PODE FAZER O RASTREIO?
Se estiver inscrita no seu Centro de Saúde receberá uma carta em sua casa, com indicação do local, dia e hora para realizar o exame. Se não puder comparecer nesse dia deverá solicitar remarcação.
ONDE É QUE É FEITO?
Em unidades móveis dedicadas, dotadas com mamógrafos de tecnologia digital direta, com controlo de qualidade padronizado, assegurando exames de alta qualidade e níveis de radiação reduzidos.
COMO SE PROCESSA O EXAME?
Na unidade, depois de aceitar e assinar um consentimento informado, fará a sua mamografia de rastreio, que é um teste rápido e seguro. Será, sempre, informada do resultado do exame.
TERÁ DE REPETIR O EXAME?
A sua mamografia será, sempre, avaliada por 2 radiologistas treinados. Caso ocorra alguma dúvida, será chamada para uma consulta de aferição no Hospital onde, caso necessário,fará exames complementares. A maioria destes casos apresentarão, apenas, alterações benignas.
E SE TIVER ALGUM SINAL NO INTERVALO DOS 2 ANOS?
As alterações a que deve estar atenta são: pequeno nódulo ou espessamento localizado que seja palpável; assimetria, deformação ou rigidez dos contornos da mama; retração da pele, descamação ou crostas e corrimento mamilar. Perante qualquer destes sinais consulte o seu médico.
MULHER AÇORIANA, LEMBRE-SE:
O cancro de mama é um inimigo que anda por aí. Contudo, a sua deteção atempada e precoce aumenta, consideravelmente, as hipóteses de cura. Por isso, tranquilamente, previna‐se e alerte as outras mulheres.