principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Rastreio Organizado do Cancro do Colo do Útero Açores - ROCCA

 

1. O CANCRO DO COLO DO ÚTERO

O cancro do colo do útero é uma doença que pode surgir logo a partir dos 20-25 anos, apesar da faixa etária dos 45-49 anos de idade ser a mais afetada. O risco de o desenvolver, apesar de ser menor, mantém-se, contudo, até a idades mais avançadas.

2. QUAL É A SUA CAUSA?

Este cancro é, sobretudo, causado por um vírus designado por Vírus do Papiloma Humano – HPV («Human Papillomavirus»), normalmente transmitido por via sexual, em relações não protegidas. Embora, na maioria das vezes, o organismo humano o consiga eliminar, nalguns casos, através da agressão às células do colo do útero, pode provocar cancro, inicialmente localizado e, posteriormente, com capacidade de invasão.

3. QUAL A VANTAGEM DO RASTREIO?

O rastreio é a melhor forma de detetar as alterações celulares no colo do útero induzidas pelo vírus. Esta deteção precoce permite um tratamento capaz de evitar, primeiro, a progressão para o cancro e, caso já haja cancro, o seu desenvolvimento.

4. EXISTE ALGUMA FORMA DE COMBATER O HPV?

Atualmente, já existe uma vacina contra o HPV que diminui, consideravelmente, a probabilidade do cancro se desenvolver. No entanto, como esta vacina se destina a adolescentes, todas as mulheres, a partir dos 25 anos, deverão fazer rastreio.

5. COMO PARTICIPAR NO RASTREIO?

Todas as mulheres, com idades entre os 25 e os 64 anos, serão convocadas pelo seu médico de família, para fazerem de 3 em 3 anos uma citologia ao colo do útero – teste de Papanicolau. É um teste simples, sem perigo e gratuito. Nos casos com resultado positivo, as mulheres serão devidamente encaminhadas para instituições hospitalares do Serviço Regional de Saúde. Destas, apenas um número muito reduzido terá cancro que, mesmo assim, na grande maioria dos casos, será curável, dado que foi detetado precocemente. Por isso, prevenir é correr contra o tempo a favor da vida.


Qualquer mulher entre os 25 e os 64 anos, ainda não convocada, poderá telefonar à sua Unidade de Saúde, para programar o seu rastreio.

Adira ao rastreio e seja a primeira a divulga-lo.

PREVENIR É UMA OPÇÃO DE AMOR!

 
Anexos:

. Cartaz
. Folheto informativo

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal