principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Promoção da Saúde em Contexto Escolar

 

Saúde em Contexto Escolar

Todas as escolas deverão ser promotoras da saúde, ou seja, devem incluir a educação para a saúde no currículo e possuir atividades de saúde escolar. A nível regional, o Decreto Legislativo Regional nº 8/2012/A, de 16 de março e a Portaria conjunta da Secretaria da Educação e Formação e da Secretaria Regional da Saúde nº 105/2012, de 12 de outubro, estabelecem o regime da educação para a saúde e as orientações para o desenvolvimento de intervenções de promoção de estilos de vida saudável em meio escolar.

As intervenções a fomentar no âmbito da saúde escolar, devem ter por base a parceria entre o setor da educação e o setor da saúde, contemplando, além da educação para a saúde, ações de vigilância, nomeadamente de deteção precoce de problemas de saúde e encaminhamento de eventuais perturbações do desenvolvimento, favorecendo a aquisição de conhecimentos, capacidades e competências em promoção da saúde de toda a comunidade educativa.

Relatório Saúde Escolar 2014-2015

Relatório Saúde Escolar 2015-2016

Relatório Saúde Escolar 2016-2017

Relatório Saúde Escolar 2017-2018

Todos os anos é criado um manual de operacionalização da Área de Intervenção na Promoção da Saúde em Contexto Escolar que tem como principal objetivo a normalização de procedimentos para todas as equipas de saúde escolar da RAA.

Manual Saúde Escolar 2015-2016

Manual Saúde Escolar 2016-2017

Manual Saúde Escolar 2017-2018

Manual Saúde Escolar 2018-2019

Foi também implementado um sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco nos Jovens.
O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) criou, em 1991, o Youth Risk Behavior Surveillance System (YRBSS), que monitoriza seis categorias de comportamentos de risco relacionados com a saúde nos jovens: 1) comportamentos que contribuem para as lesões acidentais e violência; 2) o uso de tabaco; 3) de álcool e outras drogas; 4) comportamentos sexuais que contribuem para gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis; 5) comportamentos alimentares não saudáveis; 6) a inatividade física.

Existem duas versões do questionário: a primeira versão aplica-se a alunos do 6.º ao 8.º ano e a segunda versão a alunos do 9.º ao 12.º ano.

Para a aplicação na RAA, foi atribuída a designação de Vigilância de Comportamentos de Risco em Jovens. Para além das questões do questionário original, foram incluídas outras questões importantes para a análise regional.

O presente sistema permite simultaneamente a realização do diagnóstico de situação e a avaliação das intervenções das equipas de saúde escolar.
No ano letivo 2018-2019, e indo ao encontro do previsto no PRS 2014-2016 – Extensão a 2020, as Equipas de Saúde Escolar vão passar a trabalhar em parceria com todas as Escolas Profissionais da RAA, contribuindo esta ação também para o definido no Plano de Ação 2018/2019 da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Para mais informações consultar a Área de Intervenção na Promoção da Saúde em Contexto Escolar do Plano Regional de Saúde 2014-2016-Extensão a 2020.

  
 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal