principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) - Metodologia e Resultados

 

O Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) é um estudo transversal de prevalência, de base populacional, que tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo, sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde e uma componente objetiva de exame físico que inclui medições antropométricas e recolha de sangue para análise laboratorial bioquímica e genética.
Todas as atividades desenvolvidas no âmbito do INSEF, ao nível nacional e regional, foram financiadas pelo mecanismo de financiamento EEA Grants para o qual contribuíram a Noruega, o Liechtenstein e a Islândia.
Na Região Autónoma dos Açores (RAA), foram selecionados os Centros de Saúde (CS) de Angra do Heroísmo; CS de Calheta; CS da Horta; CS de Ponta Delgada, CS da Ribeira Grande, CS de Vila Franca do Campo e Extensão de Saúde da Lagoa. A população alvo do estudo foi selecionada aleatoriamente de entre os inscritos com idades compreendidas entre os 25 e os 74 anos em cada CS/Extensão de Saúde.
O trabalho de campo decorreu entre outubro e novembro de 2015, envolvendo cerca de 40 profissionais - enfermeiros, técnicos de laboratório e assistentes técnicos - que fizeram parte das 5 equipas criadas para dinamizar o projeto nas ilhas de S. Jorge, Faial, Terceira e S. Miguel.
Salienta-se o interesse e colaboração dos Conselhos de Administração das respetivas Unidades de Saúde de Ilha e dos três Hospitais, EPER da Região, bem como a articulação estabelecida entre cuidados de saúde primários e diferenciados que foi promotora do sucesso de que se revestiu este projeto a nível regional. Destaca-se ainda a significativa adesão da população açoriana ao INSEF, sublinhando-se que o objetivo era uma amostra de 600 participantes açorianos com idades compreendidas entre os 25 e os 74 anos de idade, e, no final do projeto, foram 749 as pessoas que aceitaram fazer parte do estudo.
Para mais informação sobre a metodologia e os resultados do projeto, consulte os relatórios e os infográficos. A página oficial do INSEF (http://www.insef.pt/Portugues/Paginas/Inicio.aspx) disponibiliza informação adicional.

Relatórios

Infográficos

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal