Tenente Coronel Carlos Manuel Vicente Neves ingressou na Força Aérea em janeiro de 1983, no Curso Técnico de Manutenção de Material Aéreo, desempenhou funções na Base Aérea n.º 2, na Ota, como Comandante da Esquadrilha de manutenção de 1º Escalão. Posteriormente, foi colocado na Base Aérea nº4, nas Lajes, onde exerceu funções como Comandante da Esquadrilha de Manutenção de Aeronaves da Esquadra 711.
Após ter sido promovido a Oficial Superior, de 2002 a 2004, exerceu funções como Chefe de Estado Maior de Pessoal do Comandante Operacional dos Açores, em Ponta Delgada.
De 2004 a 2011, o Tenente Coronel Carlos Neves foi colocado no Aeródromo de Trânsito n.º 1, onde desempenhou funções de Comandante de Esquadra de Apoio, em acumulação com as funções de 2.º Comandante. Durante esse período foi responsável pela preparação, organização e execução de diversos planos e ações desenvolvidos na receção e na segurança a altas individualidades no âmbito das responsabilidades da Força Aérea.
Em 2011, foi novamente colocado na Base Aérea nº 4, tendo exercido as funções de Comandante do Grupo de Apoio.
O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores acumula um conjunto de 12 louvores e nove condecorações a nível nacional e internacional, tendo sido agraciado em 2016 com o Grau de Comendador da Ordem Militar de Avis pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.