Cofinanciado por:
DESIGNAÇÃO DO PROJETO: Serviços e redes de intervenção social e de saúde - Rede cuidados continuados
CÓDIGO DO PROJETO: ACORES-09-4538-FSE-000001
OBJETIVO PRINCIPAL: Apoio à Rede de Cuidados Continuados Integrados dos Açores, designadamente no que se refere às intervenções de apoio social com a finalidade de promover a autonomia, melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Direção Regional da Solidariedade Social
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 999.982,74€
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 849.985,33€
DESCRIÇÃO: A Rede Cuidados Continuados e Integrados da Região Autónoma dos Açores foi criada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 16/2008 de 12 de junho a qual constitui parte integrante do sistema regional de saúde e do sistema de proteção social.
Nos Açores, à semelhança do que sucede no todo nacional, a diminuição da natalidade, aliada ao progressivo envelhecimento da população, consequência do prolongamento da esperança de vida, colocam novos desafios no âmbito da saúde e apoio social às populações, conduzindo inevitavelmente à necessidade de novas respostas integradas, que combinem os sectores da saúde e segurança social.
Os valores para apoio dos utentes em cuidados de média duração e de longa duração são comparticipados pelos utentes, sendo assegurado pela Secretaria Regional da Solidariedade Social o remanescente.
RESULTADOS: 7 instituições da rede regional de cuidados continuados apoiadas (O.09.04.04.E); 7 instituições que aumentaram a sua capacidade de acolher mais pessoas e de proporcionar tratamento especializado (R.09.04.05.E).
FOTOGRAFIAS: