Governo dos Açores realiza investimentos de 60 ME em São Jorge até ao final da legislatura
O investimento em obras públicas promovidas pelo Governo dos Açores na ilha de São Jorge atingirá 60 milhões de euros até ao final desta legislatura, adiantou hoje a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas.
Ana Cunha falava na assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação e beneficiação de um troço da Estrada Regional n.º 1-2.ª, entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida.
Esta empreitada, segundo a Secretária Regional, “materializa o compromisso do Governo dos Açores ao nível dos investimentos públicos concluídos na ilha de São Jorge, que totalizam mais de 4,5 milhões de euros, encontrando-se em fase de execução e/ou contratação cerca de 50 milhões de euros e por iniciar em breve cerca de 3,5 milhões de euros”.
“O Governo dos Açores trabalha para todos os Açorianos. Não nos conformamos apenas com o trabalho já feito. Este ajuda-nos a continuar a seguir o caminho do desenvolvimento, tornando os Açores uma região mais desenvolvida e coesa”, frisou.
A obra de requalificação do troço de estrada entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, salientou Ana Cunha, “é uma empreitada muito aguardada pelos Jorgenses que agora poderá ser iniciada, satisfazendo assim as aspirações da população” da ilha.
A empreitada vai decorrer numa extensão aproximada de três quilómetros, divididos em dois troços.
O troço 1, nas imediações do acesso ao Aeroporto, tem uma extensão aproximada de 233 metros e o troço 2, com começa na Ribeira do Almeida e termina na zona da Igreja de Nossa Senhora da Boa-Hora, com uma extensão aproximada de 2.480 metros.
Faz ainda parte desta empreitada a reabilitação de um troço entre o entroncamento de acesso à Beira e a rotunda em São Pedro, com um desenvolvimento aproximado de 433 metros.
Além da intervenção na via principal, a empreitada terá em atenção as ligações desta com os entroncamentos e acessos particulares, como, por exemplo, a reformulação do entroncamento junto à Ermida de Nossa Senhora da Luz.
A zona da Igreja de Nossa Senhora da Boa-Hora também será melhorada com a criação de estacionamento e passeios.
Vai também proceder-se à requalificação paisagística, que passa pela intervenção na zona verde e criação de estacionamento.
A empreitada, que integra a ação de intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres de São Jorge, prevê ainda intervenções ao nível dos órgãos de drenagem, pavimento, sinalização e equipamento de segurança, permitindo, assim, um fluxo de trânsito mais seguro e fluente.
“Esta empreitada já recebeu o visto do Tribunal de Contas e relembro que foi adjudicada ao consórcio Tecnovia Açores e Sacyr Ediçor S.A. por um valor de 1.239.000 euros, a que devem ser acrescidos cerca de 60 mil euros referentes a expropriações e aquisições de terreno, tendo um prazo de execução de 12 meses”, afirmou a Secretária Regional.
Ana Cunha salientou que esta intervenção tem lugar “na via de maior movimento na ilha, servindo a circulação de tráfego pesado, nomeadamente ao tráfego que circula entre dois pontos grande relevância, o Cais de Velas e o Aeroporto”.
“É também a estrada que liga, do lado sul, ambos os concelhos da ilha, o que, por si só, justifica o empenho do Governo dos Açores no cumprimento dos pressupostos inscritos no Programa do Governo, ao nível da rentabilização dos recursos da Região e na qualificação de infraestruturas públicas, tendo em conta a melhoria das acessibilidades, das vias públicas, das condições de mobilidade e da qualidade de vida dos Açorianos”, frisou a Secretária Regional.