Governo dos Açores promove requalificação da zona envolvente ao antigo matadouro de Santa Clara, em Ponta Delgada
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visitou hoje as obras de requalificação da zona do antigo matadouro industrial de Santa Clara, em Ponta Delgada, assinalando o início da intervenção que será executada durante os próximos três meses.
A obra contempla a criação de um arruamento com estacionamento, no sentido de melhorar e ordenar as acessibilidades nesta zona da freguesia de Santa Clara, bem como permitir a requalificação de uma zona com potencial de expansão, considerando a sua localização junto à frente marítima.
Ana Cunha adiantou que se trata de “uma intervenção que está a ser feita diretamente, da responsabilidade da Direção Regional de Obras Públicas, por administração direta e tem um valor de cerca de 120 mil euros”.
A titular da pasta das Obras Públicas, em declarações no final da visita, acrescentou que existe ainda “uma zona grande, superior a 9.500 metros quadrados, que será destinada a espaço de lazer, relvado e outro tipo de equipamento, que posteriormente será analisado, mas que sirva o interesse da freguesia e do concelho”.
A intervenção agora iniciada consiste na execução de um acesso rodoviário de ligação entre a marginal, a sul, e o arruamento, a norte, que serve a zona industrial, e ligação à Avenida Príncipe de Mónaco, estando prevista ainda a criação de uma zona de estacionamento com cerca de 40 lugares.
Com esta intervenção, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, pretende contribuir para requalificação de espaços urbanos, de forma a garantir a melhoria do enquadramento arquitetónico, mas também contribuir para a melhoria das condições de vida dos seus habitantes e dos que diariamente irão usufruir das novas condições.
Neste sentido, além da requalificação agora iniciada, o Governo dos Açores pretende dar início, no próximo ano, à requalificação da frente marítima de Santa Clara, através de uma intervenção cuidada e minimalista, com a preocupação da integração paisagística do espaço que se encontra a sul da Marginal de Santa Clara.