principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 10 de Janeiro de 2020

LREC promove exposição final do concurso criativo Use&Abuse

A exposição final do concurso criativo Use&Abuse, promovido pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), no âmbito do projeto da Plataforma de Indústria Criativa dos Açores (PICA), será inaugurada a 18 de janeiro, pelas 18h00, no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande. 

 

A exposição, intitulada “Como Construir uma Ilha - Úterus Azorica”, com curadoria de Bernardo Rodrigues, visa a apresentação pública dos protótipos desenvolvidos através dos projetos e ideias vencedoras do concurso criativo que terminou em maio de 2019 e que teve por objetivo potenciar a inovação, através da utilização criativa de materiais endógenos dos Açores.

 

Repartindo-se em quatro fases, relativas a quatro tipologias de materiais diferentes (rochas, fibras, solos e madeiras), os resultados do concurso culminaram com quatro vencedores e duas menções honrosas, sendo apresentados nesta exposição os protótipos relativos aos projetos distinguidos.

 

Na sequência da primeira fase do concurso, cujo objetivo passava pela apresentação de ideias inovadoras para a utilização de basalto ou bagacina, estarão expostos o projeto vencedor, da autoria do designer Sam Baron, intitulado “Asentar”, que preconiza a construção de mobiliário de rua feito em basalto, e o projeto “Picoruto”, da autoria de Filipa Silva, que potencializa a utilização do basalto no seu estado puro, tendo a peça desenhada um formato inspirado na Montanha do Pico.

 

Da fase das fibras, que passava pela utilização de materiais como a conteira, o ananás ou a hortênsia, estará em exibição o projeto “Escova de Dentes”, da designer industrial Sónia Soeiro, que consiste na criação de uma escova de dentes alternativa às habituais escovas de plástico descartável e que pretende diferenciar-se da oferta de mercado não só pela sua forma, mas também pela escolha dos seus materiais, que promovem o aproveitamento de materiais naturais biodegradáveis, através da utilização da fibra de conteira.

 

Será apresentado ainda o protótipo da menção honrosa atribuída nesta fase, da autoria de Ana Rita Campos e Sónia Domingos, que apresentaram a ideia “Conta-gotas”, que pretende unificar o aproveitamento da fibra de conteira, excedentes de madeira e água pluvial para construir uma pequena cisterna, juntando a isto a oportunidade de plantio de espécies endémicas e outras.

 

Caterina Plenzick e Katrin Krupka apresentaram a ideia vencedora da fase referente à utilização de solos, como a pozolana e a pedra-pomes, intitulada “Endógenos”, que propõe o uso da pedra-pomes no desenvolvimento de materiais compósitos minerais, bem como a sua aplicação em elementos arquitetónicos modulares de design.

 

O sexto protótipo da mostra será a “Garrafeira Modular”, da autoria de Gonçalo Campos, que optou por dar uma aplicação diferente à criptoméria.

 

Na fase que correspondia à utilização de materiais da tipologia das madeiras, o autor apresentou uma ideia que passa pela criação de uma garrafeira modular, de fácil transformação, que pudesse ser convertida numa cave privada, num expositor para espaços dedicados a provas de vinho ou mesmo utilizado numa cozinha, pelo seu corte linear de blocos de madeira.

 

Inovação, impacto do projeto para a Região, potencial do produto e sustentabilidade foram os critérios que levaram estas ideias a serem premiadas, podendo agora os seus autores, através desta exposição final, ver como os seus projetos tomaram forma.

 

O concurso Use&Abuse foi desenvolvido no âmbito do projeto PICA, promovido pelo LREC, em parceria com o Centro Inovação de Materiais Produtos Avançados (CIMPA) e com a Cybermap.


GaCS/LREC/HB
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.7235.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal