Está já disponível em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sre-draic/textoTabela/Revista+Empreender.htm a €mpreender 1.º Semestre de 2011.
Neste número da revista, Jorge Nascimento Rodrigues convida-nos a uma viagem ao período das descobertas, onde encontramos o Portugal empreendedor do passado e – talvez mais relevante – descobrimos importantes pistas para a (re)construção de uma identidade nacional, única e por isso distintiva, no contexto do mundo global.
José Azevedo descreve-nos o que está a ser feito para desenvolver o espírito empreendedor e impulsionar a criação de valor e riqueza nos Açores. O autor aproveita para oferecer alguns contributos que poderão fortalecer o ecossistema empreendedor da Região, salientando a necessidade de se investir no conhecimento e na inovação, tornando-os a base da criação de novos negócios.
Com o seu habitual pragmatismo, José Crespo de Carvalho traça o caminho para o empreendedorismo empresarial nos Açores em oito passos. Contudo, no mesmo sentido dos restantes autores, este académico e empresário conclui que a cartilha que apresenta apenas enfatiza a necessidade do processo empreendedor ser conduzido pela estratégia, porque “não se pode querer ter tudo. Há que fazer escolhas. Há que criar uma visão, uma missão consistente para cada uma das ilhas, metas e objectivos concretos.”
Na entrevista deste semestre Pedro Pereira conta-nos como conseguiu transformar um plano de negócios na BripelAçores. Este jovem empreendedor fala-nos dos desafios e das oportunidades que encontrou e como superou uns e aproveitou as outras.