A Administração Pública Regional está apostada em prosseguir um processo de melhoria contínua, corporizada, designadamente, por projetos de qualificação e valorização dos seus recursos humanos, de autoavaliação com utilização generalizada da ferramenta CAF, de auditoria do seu funcionamento e organização e de avaliação pelos cidadãos, tudo concorrendo para uma gestão por objetivos, que coloca o cidadão utente do serviço público regional no centro das nossas preocupações.
À Direção Regional de Organização e Administração Pública cabe, fundamentalmente o papel de executar as medidas de política na modernização e eficácia da administração pública regional e na facilitação do seu relacionamento com os cidadãos. No âmbito da articulação entre o Governo Regional e as autarquias locais, bem como em matéria de recenseamento e eleições, executa as competências atribuídas por lei ao Governo dos Açores.
A Direção Regional de Organização e Administração Pública, integra na sua prática gestionária, valores éticos, de coesão, qualidade, parceria e eficácia, e assim, assume a Missão de promover, acompanhar, coordenar e executar medidas de excelência que permitam a melhoria contínua da Administração Pública da Região Autónoma dos Açores, ao serviço do cidadão. Queremos ser um serviço de referência na eficácia da gestão pública.