As constantes alterações da vida económica e as exigências legais que hoje condicionam os mercados obrigam a uma fiscalização económica cada vez mais intensa, como forma de garantia da legalidade de atuação dos agentes económicos e de defesa da saúde pública e da segurança dos consumidores.
A Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE) é um serviço de inspeção de regime especial que tem como objetivo velar pelo cumprimento de todas as normas que disciplinam as atividades económicas, gozando de independência e autonomia técnica no exercício das suas competências. A IRAE detém poderes de autoridade regional para a inspeção das atividades económicas.
A IRAE, enquanto entidade fiscalizadora das atividades económicas, exerce a sua atividade em todo o território da Região Autónoma dos Açores, funcionando na dependência direta da Vice-Presidência do Governo.
A entidade de âmbito nacional que é responsável pela avaliação e comunicação dos riscos da cadeia alimentar e autoridade coordenadora do controlo oficial dos géneros alimentícios é a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, criada em 1 de janeiro de 2006, na dependência hierárquica do Ministro da Economia.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.