principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroismo , 17 de Maio de 2018

Inspeção Regional das Atividades Económicas realizou mais de 4.400 ações inspetivas em 2017

A Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE), autoridade administrativa tutelada pela Vice-Presidência do Governo, desenvolveu no ano passado 4.406 ações inspetivas, das quais 52% resultaram de planos operacionais delineados por este serviço e 41% de processos de averiguações decorrentes do tratamento de denúncias e reclamações por parte dos consumidores.

 

De acordo com o Relatório de Atividades de 2017, verifica-se um acréscimo de 11% dos processos instaurados por denúncia, face ao ano anterior, sendo que as restantes intervenções estão relacionadas com ações conjuntas com outras entidades, colheitas de amostras, reinspeções, processos contraordenacionais e processos-crime.

 

De acordo com o documento, e no âmbito destas ações de fiscalização, foram verificadas matérias nas áreas da segurança alimentar, bem como o cumprimento das regras associadas aos produtos de tabaco, análise de perigos e pontos críticos de controlo (HACCP) e falta de higiene e de rotulagem de bens alimentares.

 

Na área económica, a falta de afixação ou incumprimento de regras na afixação de preços, o funcionamento do livro de reclamações e a indicação da resolução alternativa de conflitos de consumo foram as principais infrações.

 

As ações inspetivas incidiram, essencialmente, sobre estabelecimentos de comércio não alimentar (20%) e sobre estabelecimentos de restauração e bebidas (17%), apresentando os restantes setores de atividade - serviços, indústria, venda ambulante, entre outros - percentagens com incidências inferiores.

 

Em 2017, a IRAE procedeu ao tratamento de 2.564 reclamações e denúncias, valor que representa um aumento de 5% face ao ano anterior e que é justificado pelo crescimento da atividade comercial relacionada com o turismo.

 

As folhas de reclamação representam 68% do volume de queixas e denúncias tratadas no ano passado.

 

No Relatório de Atividades, a IRAE salienta a importância que continua a dar ao combate à economia paralela, tendo as diversas ações inspetivas efetuadas resultado numa taxa de infração de 8,9%, o que representa uma melhoria face a 2016 (8%).

 

Quanto aos processos-crime e processos de contraordenação, 73% estão relacionados com infrações contra a economia, sendo o remanescente relativo a infrações de saúde pública.

 

Assim, a segurança alimentar – HACCP, o regime jurídico de acesso e exercício de atividades de comércio, serviços e restauração e a lei do tabaco foram as matérias que originaram mais processos de contraordenação.

 

No que se refere aos processos-crime, as principais matérias tiveram a ver com géneros alimentícios avariados, fraude e especulação.

 

No âmbito das diversas diligências em 2017, num total de 4.214, foram prestadas 330 informações, quer a consumidores, quer a operadores económicos, o que, para a IRAE, determina uma atitude pedagógica e de sensibilização aos operadores económicos na Região.


GaCS/OM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal