A Inspeção Regional da Administração Pública (IRAP), criada em 1981, sob a denominação Inspeção Administrativa Regional (IAR), é o serviço central estratégico de controlo, auditoria e fiscalização do Governo Regional dos Açores, sob a tutela do Vice-Presidente, com atribuições transversais nas áreas administrativa e financeira, competindo-lhe averiguar do cumprimento das obrigações impostas por lei à administração regional e suas entidades autónomas, às autarquias locais da Região e entidades equiparadas, avaliar e controlar a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, nomeadamente por entidades do sector público, privado e cooperativo, em regime de concessão ou de contrato de associação, e poderá ainda prestar colaboração no âmbito da sua atividade aos órgãos e serviços de governo próprio da Região, bem como da Administração Central, por determinação do Vice-Presidente.
Neste âmbito, a IRAP desenvolve inspeções, auditorias, inquéritos, sindicâncias, simples processos de averiguações e a instrução de processos disciplinares. Compete-lhe ainda, designadamente, estudar e propor medidas que visem uma maior eficiência dos serviços sujeitos à sua intervenção, bem como colaborar com outros serviços de controlo.
A IRAP integra, por força de lei, o Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado, sendo o Inspetor Regional membro do seu Conselho Coordenador.
A IRAP tem a sua sede em Angra do Heroísmo e desenvolve a sua ação em todo o território da Região, bem como sobre os serviços públicos regionais existentes fora daquele espaço territorial.
A IRAP é dirigida por um Inspetor Regional, coadjuvado por um Subinspetor Regional, e compreende um corpo inspetivo e de auditoria e um núcleo de apoio administrativo.