principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 3 de Setembro de 2020

Governo dos Açores já apoiou mais de 8.500 postos de trabalho no âmbito do Programa de Manutenção do Emprego

O Vice-Presidente do Governo anunciou que o Executivo açoriano já aprovou 706 candidaturas no âmbito do Programa de Manutenção do Emprego, destinado a garantir que as empresas açorianas que beneficiem das linhas de crédito nacionais tenham um apoio suplementar para amortizar esses financiamentos, reduzindo substancialmente os seus encargos e reforçando a sua liquidez.

 

“Ao abrigo desta medida disponibilizada pelo Governo Regional, que abrange todos os setores de atividade da economia regional e a quase generalidade das empresas açorianas, já foram aprovadas 706 candidaturas, que contribuíram para assegurar a manutenção de 8.567 empregos”, destacou Sérgio Ávila. 

 

Na prática, o Programa de Manutenção do Emprego, inovador no contexto nacional, cria condições para a injeção de liquidez na economia açoriana, impulsiona o aproveitamento nos Açores das medidas nacionais implementadas, assim como reforça a liquidez e contribui para a redução de custos nas empresas, no sentido de poderem manter o seu nível de emprego até ao final do ano, sem qualquer despedimento. 

 

Esta medida extraordinária prevê um apoio adicional a fundo perdido, sendo acumulável com todos os outros incentivos nacionais e regionais em execução.

 

“Esta medida assegura a utilização das linhas de crédito sem aumento do endividamento das empresas açorianas e facilita ainda o acesso e a decisão das instituições financeiras”, sublinhou o titular da pasta da Economia.

 

Para beneficiarem do Programa de Manutenção do Emprego, as empresas devem, após aprovação do financiamento bancário, apresentar a sua candidatura junto da Direção Regional de Apoio ao Investimento e Competitividade (DRAIC), através do formulário disponibilizado na sua página na Internet. 

 

Os apoios agora implementados asseguram uma comparticipação que tem como referência nove salários mínimos, no caso das empresas do turismo, ou de seis salários mínimos, nas restantes, a título não reembolsável, ou seja, a fundo perdido, por trabalhador, acrescido dos encargos com a Segurança Social, valor que será pago às empresas em prestações trimestrais e constantes.

 

O valor destes apoios do Governo Regional corresponde a uma percentagem de acordo com a dimensão da empresa, nomeadamente 65% para as microempresas, 45% para as pequenas e médias empresas e 30% para as restantes, a fundo perdido e por trabalhador.

 

Desta forma, os apoios disponibilizados asseguram que as microempresas poderão beneficiar até 5,9 salários mínimos, a fundo perdido, por trabalhador, para as pequenas e médias empresas o apoio será de até quatro salários, por trabalhador, e as restantes de 2,7 salários, por trabalhador, acrescido dos encargos com a Segurança Social correspondentes.

 

Esta medida, inovadora no contexto nacional, constitui mais um esforço para criar medidas estruturantes e diferenciadoras dentro das capacidades do Governo dos Açores, permitindo assim dotar as empresas de condições e de apoios substancialmente superiores às restantes empresas do país. 

 

Assim, o Governo dos Açores, com as medidas que têm sido postas à disposição do tecido empresarial, potencia as condições e os incentivos para que as empresas açorianas não procedam a despedimentos e cria os incentivos e apoios para manterem os seus trabalhadores com custos residuais para as empresas e, por conseguinte, poderem ultrapassar progressivamente a atual adversidade.


GaCS/VPGECE
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.09.03-VPGR-ApoiosManutencaoEmprego.mp3   19.6848.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal