O aumento das rotações previstas para o mercado espanhol, com ligações a Ponta Delgada e à ilha Terceira, e que vai representar cerca de mais 10 mil dormidas em relação ao inicialmente previsto, o reforço da promoção dos Açores nos mercados alemão e holandês, entre outros, e a criação de novos produtos para o mercado nacional, como é o caso de um pacote dirigido às famílias ou da criação do cartão Açores, são algumas das medidas anunciadas hoje pela Secretária Regional da Economia, Luisa Schanderl, com o objetivo de atenuar os efeitos resultantes da falência do operador finlandês Hispania e da descida das dormidas oriundas do mercado nacional.
A governante, que falava durante uma audição com a Comissão de Economia do parlamento açoriano, considerou que “a estratégia promocional que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver tem permitido, assim, atenuar esses efeitos”. “Na verdade, referiu, “registamos desde o início do ano um decréscimo de dormidas, que só não foi superior porque estamos a conseguir aumentar o número de turistas estrangeiros”, “como se pode verificar com o mercado alemão, que registou no último mês de Abril um crescimento superior a 60 por cento” ou de um operador espanhol “que mais do que duplicou as viagens previstas para Ponta Delgada e Angra do Heroísmo”.