Para uma gestão eficaz dos recursos hídricos, promoção do planeamento integrado dos mesmos e implementação de medidas de requalificação, conservação e correção da rede hidrológica torna-se fundamental compreender e analisar o comportamento dos meios hídricos, sendo para tal essencial a obtenção de registos meteorológicos, hidrológicos e udométricos.
Na área do ambiente, o Governo Regional dispõe de uma rede hidrometeorológica, a qual engloba estações automáticas com teletransmissão de dados.
Atualmente, a rede hidrometeorológica é constituída por:
- 23 Estações limnigráficas, onde se obtêm os registos do nível de água das lagoas.
- 22 Estações meteorológicas, nas quais se medem as componentes atmosféricas do ciclo hidrológico, entre elas, a velocidade e direção do vento, rajada máxima, evaporação, humidade, precipitação, temperatura, nível de água e a temperatura da água da tina.
- 34 Estações udométricas, onde se regista os valores de precipitação, velocidade e direção do vento.
- 23 Estações hidrométricas, instaladas em cursos de água de regime permanente, onde se obtêm as alturas do nível de água, a partir das quais se afere o caudal.
A rede implementada exige uma gestão contínua para assegurar a sua operacionalidade e disponibilização online dos dados hidrometeorológicos, bem como a manutenção das condições de escoamento dos caudais nas estações hidrométricas, por forma a assegurar valores da altura hidrométrica fidedignos, funções asseguradas pelos serviços da DROTRH ao longo de todo o ano.
Aceda à plataforma de monitorização da rede hidrometeorológica da Região, através do seguinte link: https://redehidro.ambiente.azores.gov.pt/