» O processo de desenvolvimento da RIS3 Açores foi definido no sentido da necessária seleção de prioridades que permitam à Região focar os seus investimentos num conjunto limitado de opções, tendo em atenção as vantagens competitivas endógenas e a especialização internacional.
» A identificação das prioridades regionais partiu de uma definição preliminar de áreas temáticas abrangentes, cuja seleção foi suportada em aspetos como: os principais ativos regionais, a existência de recursos específicos (ou combinação de recursos) ; as prioridades políticas para as regiões ultraperiféricas e para os Açores em particular; a existência de massa crítica, o potencial de abrangência ao nível do desenvolvimento económico e de diferenciação face ao exterior ou as ligações externas existentes.
» As áreas temáticas consideradas foram:
- Agricultura, Pecuária e Agroindústria;
- Pescas e Mar;
- Turismo.
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS E TIPOLOGIAS DE ATUAÇÃO
As Prioridades Estratégicas, enquadradas pela Visão definida para cada área temática, materializam a necessária realização de escolhas inerentes à Especialização Inteligente e evidenciam as áreas de maior potencial de diferenciação e alavancagem do desenvolvimento económico regional. Das prioridades estratégicas decorre a explicitação das Tipologias de Atuação, orientadas para a ação concreta: