O secretário regional do Ambiente e do Mar visitou, esta manhã, as operações de erradicação de algas invasoras no litoral sul da ilha do Faial, hoje em que se comemora do Dia Mundial dos Oceanos e prossegue o Programa Açores Entre-Mares.
Na ocasião, Álamo Meneses constatou que os trabalhos de remoção estão a decorrer a bom ritmo, sobretudo quanto à Caulerpa webbiana, considerada uma das 100 piores espécies invasoras.
Recorde-se que a chegada da Caulerpa webbiana aos Açores, especificamente ao porto da Horta em 2002, representa uma extensão para Norte da sua distribuição, introduzida, provavelmente, pelas águas de lastro e por fixação aos cascos dos navios.
Os trabalhos de remoção desta espécie invasora começaram em 2005 com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores a realizar estudos de detecção e de monitorização, tendo sido os trabalhos sobre esta alga retomados em Setembro de 2007.
A expansão da espécie levou à assinatura de um protocolo de colaboração para a erradicação da alga invasora nas imediações do porto da Horta e subsequente monitorização, entre a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
Também, os trabalhos que estão a decorrer em terra e no mar para tentar erradicar espécies invasoras e restaurar vegetação endémica mereceram a aprovação do Secretário Regional do Ambiente e do Mar.
Álamo Meneses realçou, que o Governo dos Açores está profundamente empenhado neste ano Mundial da Biodiversidade em combater as espécies invasoras no arquipélago, promovendo o equilíbrio ambiental.
Se a Caulerpa webbiana for erradicada dos Açores, o caso ficará na história das invasões biológicas como um exemplo de referência nesta área de interesse crescente a nível mundial.
No que se refere ao programa “Açores Entre-Mares”, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar preparou uma vasta acção de divulgação, informação e sensibilização em todas as ilhas, tendo por base o mar.
Desde o passado dia 20 de Maio são várias as iniciativas projectadas abrangendo desde o lazer ao desporto, entre outras áreas, envolvendo 3.500 pessoas, em colaboração com cerca de 150 entidades.
No Dia Mundial dos Oceanos, que hoje se assinala a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar levou a efeito de 20 acções no terreno.