Uma equipe de investigadores do DOP e do Woods Hole Oceanographic Institute (USA) marcaram cinco Jamantas da espécie Mobula mobular, com transmissores de satélite, em Setembro do ano passado no banco Princesa Alice, a 80 Km a sul sudoeste da ilha do Faial, com o objetivo de conhecer os seus padrões de residência bem como a vários aspetos do seu comportamento.
Decorridos cerca de cinco meses, como previsto, as marcas libertaram-se dos animais, transmitindo a sua posição bem como um manancial de informação sobre a sua ecologia. Os resultados preliminares indicam que estes animais partiram dos Açores no final do Verão tendo iniciado uma viagem Atlântica de, aproximadamente, três mil quilómetros em cerca de cinco meses.
A informação que está agora a ser analisada contribuirá para melhorar substancialmente o conhecimento da ecologia deste espécie, sobre a qual muito puco se sabe, e que é uma das principais atracões do turismo de natureza nos Açores em franco crescimento. Este trabalho deverá continuar no próximo Verão, estando previstos novos esforços de marcação e foto-identificação.