A OSPAR anunciou hoje que o Monte Submarino Josephine é a primeira EBSA (Ecological and Biological Significant Area – Área Ecológica e Biologicamente Significante) a ser incluída no repositório da Convenção da Diversidade Biológica (Ver notícia)
Lembramos que os critério científicos para a seleção de EBSA foram inicialmente desenvolvidos nos Açores em 2007, num workshop de peritos nomeados pela CBD e presidido pelo Doutor Ricardo Serrão Santos. O Workshop teve o apoio dos Governos dos Açores e da República, através da SRAM e do ICN, respetivamente. (Azores Scientific Criteria and Guidance). Estes critérios estão a ser utilizados para definir EBSA em todas as grandes bacias oceânicas do planeta.
O Monte Submarino Josephine localiza-se entre a componente da Madeira e do Continente Português da ZEE nacional. Os fundos marinhos estão na plataforma continental sob jurisdição nacional, mas águas são internacionais. Em 2009/10 Portugal submeteu esta área para a rede de Áreas Marinhas Protegidas da OSPAR tendo convidados os outros países para apoiarem a proteção as águas de alto mar. O processo foi aprovado e felicitado na reunião plenária de ministros da OSPAR que decorreu em Bergen em 2010.