No passado dia 14 de Junho, foi encontrado já morto e em avançado estado de decomposição, um golfinho comum (Delphinus delphis) na orla costeira de Ponta Delgada, mais precisamente em S. Roque, pelos os Agentes da Policia Marítima. Além destes, dirigiram-se ainda ao local a GNR (SEPNA), os Vigilantes da Natureza e uma equipa da Universidade dos Açores.
O animal, de 1,90 metros de comprimento, apresentava algumas lesões externas, possivelmente sendo estas resultantes do seu arrojamento.
Foram ainda registadas as biometrias e recolhidas amostras de tecidos do animal, para posterior investigação cientifica.
O animal foi removido pelos serviços operativos da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, para ser enterrado num terreno propriedade da Empresa AZORINA, S. A.
No dia 8 de junho ocorreu outro arrojamento de mais um golfinho comum na Praia dos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada. Este media 2 metros e também se encontrava em avançado estado de decomposição, apresentando lesões, aparentemente provocadas pelo arrojamento.
O animal foi removido do local e posteriormente levado para o aterro sanitário de S. Miguel.