O arquipélago dos Açores candidatou este ano 32 zonas balneares ao galardão de Bandeira Azul, menos uma do que em 2011, mas a região admite que possa vir a ter mais bandeiras hasteadas do que no ano passado.
"Numa primeira análise, constata-se que o número de candidaturas elegíveis é superior ao número de bandeiras hasteadas no ano passado, o que, para as expetativas que as diferentes entidades gestoras tinham demonstrado, já é um excelente resultado", afirmou Frederico Cardigos, diretor regional dos Assuntos do Mar.
Frederico Cardigos admitiu, por isso, que as zonas balneares distinguidas este ano podem ser mais do que em 2011, já que, no ano passado, "houve duas zonas balneares que não chegaram a hastear a bandeira".
Para o diretor regional, a elevada adesão a este programa demonstra que "as condições das zonas balneares dos Açores são boas" e que, "apesar da crise, os municípios consideram que este é um investimento imprescindível para a divulgação e certificação do seu território".
A primeira fase do processo de candidatura ao galardão terminou a 24 de fevereiro e a segunda fase encerrou a 21 de março, aguardando-se agora a decisão final do júri.
Durante o processo de candidatura das zonas balneares dos Açores, a Direção Regional dos Assuntos do Mar organizou reuniões nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, que contaram com a presença de vários organismos envolvidos no programa, nomeadamente entidades gestoras das zonas balneares, representantes da Autoridade Marítima e delegações de ilha da Saúde e do Turismo.
Nestas reuniões, segundo Federico Cardigos, foi feito um balanço da época balnear de 2011 e sugeridas "algumas melhorias a implementar durante a próxima época balnear", entre as quais a necessidade de desenvolver o tema deste ano, que é o turismo sustentável.
Além das 32 candidaturas a Bandeira Azul, existem ainda 15 zonas balneares açorianas que se candidataram ao galardão de Praia Acessível, que distingue zonas balneares com acessibilidade para cidadãos portadores de deficiência, mais uma do que em 2011.
Para Frederico Cardigos, "este esforço" revela "empenho por parte de todos os interlocutores" no que diz respeito às áreas balneares dos Açores, que tem registado resultados "consistentes e crescentes de ano para ano" em termos de qualidade, segurança e de serviços.
A Direção Regional dos Assuntos do Mar disponibiliza na sua página na Internet (no portal www.azores.gov.pt) toda a informação referente ao programa Bandeira Azul 2012, bem como o histórico dos resultados das análises de água obtidas em anos anteriores.