O Aquário de Porto Pim, na ilha do Faial, tem vindo a aumentar o número de espécies em exibição e já recebeu mais de cinco mil visitantes desde que abriu ao público, a 20 de junho, cumprindo o objetivo definido pelo Governo dos Açores de aumentar o conhecimento sobre o Mar.
Nesta Estação de Peixes Vivos, integrada no Complexo do Monte da Guia, já estiveram espécies que dificilmente podem ser vistas ‘ao vivo’ pela maioria do público que a visita, como é o caso do bodião-da areia (Xyrictys novacula) e do ratão (Dasyatis pastinaca).
O Aquário de Porto Pim é também um dos primeiros em todo o mundo a ter um número tão elevado de exemplares, cerca de oito dezenas, da espécie Naucrates ductor, popularmente conhecida como peixe-piloto.
Os canários-do-mar (Anthias anthias), devido à sua beleza, foram outra espécie que se destacou na sua passagem por esta estação de transferência de peixes vivos, antes de seguirem para aquários públicos do continente asiático.
O Governo dos Açores pretende que os visitantes do Aquário de Porto Pim tenham acesso a um maior conhecimento sobre o Mar do arquipélago, sendo a educação e a sensibilização ambientais e a recuperação de animais marinhos sensíveis as principais missões que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais efetua neste espaço, através do Parque Natural do Faial, em parceria com uma jovem empresa da área.
No Aquário de Porto Pim também podem ser vistas algumas das espécies costeiras mais comuns, além de uma exposição sobre o Parque Marinho dos Açores e um filme sobre o mar profundo da plataforma continental contígua ao arquipélago.
O Complexo do Monte da Guia, na Horta, inclui a Casa dos Dabney e o Aquário de Porto Pim.