Uma tartaruga-boba (Caretta caretta), encontrada em estado muito debilitado, está a recuperar no Aquário de Porto Pim, sendo já o terceiro exemplar destes animais ameaçados de extinção que é salvo depois de ser transferido para esta infraestrutura do Parque Natural de Ilha do Faial.
A pequena tartaruga, com aproximadamente 10 centímetros, foi encontrada na Praia de Porto Pim, na Horta, e está a recuperar muito rapidamente, tendo na primeira semana aumentado de forma significativa a sua massa corporal.
A tartaruga vai continuar a ser monitorizada e permanecerá nos tanques do Aquário de Porto Pim até à sua total recuperação, que está a ser acompanhada pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e pela Direção Regional dos Assuntos do Mar.
O Aquário de Porto Pim - Estação de Peixes Vivos, inaugurado em 2013, tem como objetivo principal a promoção do conhecimento sobre o mar dos Açores.
A recuperação de animais marinhos sensíveis e o apoio a pequenos projetos de investigação são também objetivos específicos desta estação integrada no Parque de Ilha que, em parceria com a empresa Flying Sharks, utiliza o aquário para aclimatação/estabulação de peixes que são enviados para aquários públicos de todo o mundo.