Em 2015 o Júri Internacional atribuiu o galardão “Bandeira Azul” a 31 zonas balneares (praias costeiras) e 5 marinas, abrangendo um total de 11 concelhos dos Açores. Ao nível das praias verificam-se 3 reentradas (Calhetas, Barro Vermelho, Cais do Pico) e 4 saídas (Carapacho, Almoxarife, Baixa da Areia, Vinha da Areia), havendo ainda a assinalar a saída da marina de Vila Franca do Campo. Para ver a lista completa de praias e marinas com “Bandeira Azul” consulte o separador “Zonas Balneares”.
A “Bandeira Azul” é atribuída anualmente às zonas balneares, marinas e portos de recreio que apresentam a sua candidatura e cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, incluindo a qualidade da água, e também de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.
Em Portugal, a organização do Programa Bandeira Azul é da competência da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), estando a coordenação nos Açores a cargo da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar.
Os Açores vão ser palco de uma das 3 cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2015, designadamente no dia 06 de junho na Marina da Horta.