Número: 2 / 2020
Data: 21 de janeiro de 2020
Assunto: Surto de doença respiratória na Cidade de Wuhan - China - Atualização
No seguimento do comunicado n.º C160_02_v1, datado de 20.01.2020, da Direção-Geral da Saúde informa-se o seguinte:
De acordo com informação do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), de 20 de janeiro de 2020, desde 31 de dezembro de 2019, foram confirmados laboratorialmente e notificados 205 casos do novo coronavírus (2019-nCoV)l:
- China:
198 casos em Wuhan, incluindo 3 óbitos;
2 casos na província de Beijing;
1 caso na província de Guangdong.
- Tailândia: 2 casos;
Japão: 1 caso;
Coreia do Sul: 1 caso.
• Todos os casos reportados fora de Wuhan referem ligação a esta cidade.
• A maioria dos casos está epidemiologicamente associada a um mercado específico de alimentos e animais vivos (peixe, mariscos e aves) em Wuhan (Wuhan's Huanan Seafood Wholesale Market), que foi limpo e encerrado ao público a 1 de janeiro de 2020.
• O surto continua em investigação para melhor caracterização da situação, com pesquisa ativa de casos e vigilância de contactos para identificação de novos casos. Este facto, reflete-se numa demora entre o registo dos casos reportados localmente e a notificação dos mesmos nos circuitos internacionais, pelas autoridades competentes.
• Da investigação em curso não há evidência, até à data, de transmissão pessoa-a-pessoa sustentável.
• O ECDC considera que existe baixa probabilidade de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE), devido ao volume reduzido de viagens de e para Wuhan.
A Direção Regional da Saúde, em articulação Direção-Geral da Saúde, continua a acompanhar a situação e reforça as recomendações previamente emitidas para os viajantes com destino para aquela região da China:
• Evitar contato próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas;
• Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
• Evitar contato com animais;
• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
• Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
• Se os viajantes com estadia em Wuhan apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, deverão procurar atendimento médico, informando-o sobre a sua história de viagem.
Poderão ainda ligar 808 24 60 24 (Linha de Saúde Açores) para esclarecimento de questões.
Mais informações:
http://wjw.wuhan.gov.cn/front/web/list2nd/no/710
https://www.who.int/csr/don/en/
https://www.ecdc.europa.eu/en/publications-data/rapid-risk-assessment-cluster-pneumonia-cases-caused-novel-coronavirus-wuhan
https://www.who.int/health-topics/coronavirus
http://wjw.wuhan.gov.cn/front/web/list2nd/no/710