Conteúdos desta página:
1. Recomendações gerais
2. Recomendações para eventos públicos e eventos de massas
3. Recomendações para estudantes da RAA a estudar em Universidades do Continente
1. Recomendações gerais
A Direção Regional da Saúde reforça as recomendações previamente emitidas:
• Seguir as recomendações das autoridades de saúde;
• Evitar contacto próximo com pessoas com sinais de sintomas de infeções respiratórias agudas;
• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;
• Evitar contacto com animais;
• Adotar medidas de etiqueta respiratória:
Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos);
Deitar o lenço de papel no lixo;
Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.
No regresso, os viajantes com história de viagem ou permanência, nos últimos 14 dias na China ou de uma área com transmissão do vírus, que apresentarem febre, tosse e eventual dificuldade respiratória, deverão, antes de procurarem os serviços de saúde, ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24, que está preparada para orientar e esclarecer o viajante e a população.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação "Registo Viajante", sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-emergencia-consular-gec
2. Recomendações específicas para eventos públicos e eventos de massas
A Direção Regional da Saúde informa que à data, e seguindo orientações da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, não existem restrições de viagens, comércio ou produtos e, portanto, a decisão de participar ou não em eventos públicos e eventos de massas pertence a cada cidadão.
Antes de decidir organizar, prosseguir, restringir, modificar, adiar ou cancelar o evento, recomenda-se que efetue uma avaliação de risco completa em articulação com as autoridades de saúde concelhias.
Para mais informações dirigidas a organizadores e participantes, consulte: Circular Informativa n.º 9, de 01 de março de 2020 - Recomendações para eventos públicos e eventos de massas - Trabalhadores e participantes.
3. Recomendações específicas para estudantes da RAA que se encontram a estudar em Universidades do Continente
A Direção Regional da Saúde recomenda a todos os estudantes cujas universidades foram encerradas por indicação da Direção-Geral da Saúde e que tenham sido contactados pelas autoridades de saúde ao nível nacional, com recomendação para isolamento profilático voluntário, que permaneçam nas suas residências em Portugal Continental e não regressem à Região no período de isolamento.
Para mais informações, consulte: Circular Informativa n.º 13, de 09 de março de 2020 - Estudantes da RAA que se encontram a estudar em Universidades do Continente e que têm recomendações das autoridades de saúde nacionais para isolamento profilático voluntário.