Número: 1 / 2020
Data: 16 de janeiro de 2020
Assunto: Surto de doença respiratória na Cidade de Wuhan - China
No seguimento do comunicado n.º C160_01_v1, datado de 14.01.2020, da Direção-Geral da Saúde informa-se o seguinte:
Entre 31 de dezembro de 2019 e 11 de janeiro de 2020 foram reportados 59 casos de pneumonia associados à frequência de um mercado em Wuhan, China.
Foi identificado um novo coronavírus como agente etiológico da doença, tendo sido obtidos resultados positivos em 41 daqueles casos, incluindo 1 óbito. Foi também notificado um caso na Tailândia, num viajante originário de Wuhan, China.
O surto continua em investigação. Os dados preliminares não revelam evidência de transmissão pessoa-a-pessoa.
A Direção Regional da Saúde, em articulação Direção-Geral da Saúde, está a acompanhar a situação e recomenda que os viajantes para aquela região da China adotem as seguintes medidas:
• Evitar contato próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas;
• Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
• Evitar contato com animais;
• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo); lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
Se os viajantes para aquela região da China apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, devem procurar atendimento médico e informar o médico sobre a história da viagem.
Poderão ainda ligar 808 24 60 24 (Linha de Saúde Açores) para esclarecimento de dúvidas.
A Direção Regional da Saúde, em articulação com a Direção-Geral da Saúde acompanha a situação, alinhada com as organizações internacionais, em particular com a OMS, e divulgará novas informações sempre que pertinente.
Informação da Organização Mundial da Saúde:
https://www.who.int/news-room/detail/13-01-2020-who-statement-on-novel-coronavirus-in-thailand