Número: 6 / 2020
Data: 26 de janeiro de 2020
Assunto: Surto de doença respiratória na Cidade de Wuhan - China - Atualização
No seguimento do comunicado n.º C160_08_v1, datado de 26.01.2020, da Direção Geral da Saúde informa-se o seguinte:
A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas.
Já foi publicada no site da Direção Regional da Saúde (DRS) uma Circular Normativa sobre o novo Coronavírus (2019-nCoV), com os procedimentos a adotar pelos profissionais em caso de suspeita ou confirmação de caso de infeção, encontrando-se em produção materiais informativos - cartazes e folhetos - para divulgação nos aeroportos, portos e unidades de saúde.
Estes materiais informativos serão afixados e divulgados através das autoridades de saúde regionais e parceiros além das plataformas de divulgação da DRS.
A DRS mantém-se atenta e a acompanhar a situação, em articulação permanente com instituições/organizações nacionais e internacionais para adoção de medidas a nível regional e em consonância com as recomendações que forem sendo emitidas pela Organização Mundial da Saúde e pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC).
A DRS reforça ainda as recomendações previamente emitidas para os viajantes para a China:
Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país;
Evitar contacto próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de infeções respiratórias agudas;
Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;
Evitar contacto com animais;
Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
No regresso da viagem, os viajantes regressados de Wuhan ou de outras áreas afetadas na China que apresentarem febre, tosse e eventual dificuldade respiratória, deverão evitar deslocar-se aos serviços de saúde e ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24, que se encontra preparada para orientar e esclarecer o viajante e a população.
Sempre que pertinente, a DRS atualizará esta informação.