O Governo dos Açores vai dar continuidade ao processo de desenvolvimento da Estratégia Regional para as Alterações Climáticas. A afirmação foi efectuada pelo director regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, no âmbito do encontro comemorativo do Dia Mundial da Energia realizado esta sexta-feira, na ilha Terceira, por iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Na ocasião, João Luís Gaspar apresentou os resultados do relatório de referência que servirá de base à definição do referido plano estratégico, informando que nos Açores a energia é a categoria que mais contribui para a emissão de gases com efeito de estufa, sendo responsável por 73% das emissões. Neste contexto, os transportes, contribuem com cerca de 35%, estando 26% das emissões associadas ao sector dos transportes rodoviários. A indústria da energia, onde sobressai a produção termoeléctrica, é responsável por 20% das emissões.
A agricultura é a segunda categoria mais importante neste domínio, sendo responsável por cerca de 25% das emissões de gases com efeito de estufa. Aproximadamente 15% destas emissões associam-se à fermentação entérica, um processo que envolve a produção de metano e está relacionado com o mecanismo de digestão de animais, em particular dos ruminantes.
Segundo o mesmo relatório, 69% das emissões são de dióxido carbono, 21% de metano e 10% de ácido nitroso.