O director regional do Ambiente, João Carlos Lemos Bettencourt, procedeu no passado dia 12 de Abril à assinatura do contrato destinado à aquisição de serviços de investigação e desenvolvimento destinados à instalação de um sistema de monitorização e vigilância de movimentos de vertente nas zonas da Maia, Praia Formosa e Panasco, na Ilha de Santa Maria.
O projecto será coordenado pela direcção regional do Ambiente / direcção de serviços dos Recursos Hídricos e vai ser executado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores – CIVISA.
O contrato, cujo valor ascende a 67.762,00 €, vigorará pelo prazo de 3 anos, e engloba a definição e implementação de uma rede de monitorização geodésica permanente na Maia, e de uma rede de monitorização geodésica periódica na Maia, Praia Formosa e Panasco.
A prestação de serviços abrange também, a vigilância permanente das condições de estabilidade geomorfológica dos terrenos da Maia afectados no inverno de 2009-2010 por movimentos de vertente lentos, e a vigilância periódica das condições de estabilidade geomorfológica noutros locais susceptíveis à ocorrência de movimentos de vertente na Maia, Praia Formosa e Panasco.