Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 30-09-2011

Serviços operativos da DSRH procedem à remoção da vegetação nas margens da Lagoa das Furnas, assegurando assim o seu aspeto cénico


Nas lagoas e ribeiras da Região encontram-se várias espécies de vegetação aquática macroscópica. Em ecossistemas aquáticos pouco alterados, onde a qualidade da água é boa, predominam espécies de macrófitos nativas, podendo encontrar-se alguns endemismos. Nesses ecossistemas, os macrófitos contribuem para o seu equilíbrio, consolidando as margens, “filtrando as águas” consumindo nutrientes, servindo ainda de abrigo a outras espécies ou de lugar de desova.

Na lagoa das Furnas, lagoa eutrofizada, com excesso de nutrientes na massa de água, os macrófitos dominantes, principalmente a Egeria densa, vulgarmente denominada de erva-pinheirinha, obtiveram as condições ideais para proliferarem de forma exponencial, ocupando a quase totalidade de certas zonas de margem submersas. Nestas zonas, o seu elevado crescimento impede a presença de espécies nativas e permite a acumulação de resíduos, como é o caso da massa algal morta resultante da ocorrência de blooms.

A morte e deposição dessa vegetação aquática nos leitos constitui matéria orgânica que, não sendo removida, irá contribuir para o aumento de nutrientes na massa de água disponíveis para a proliferação das microalgas e consequentemente, para o estado de eutrofização da lagoa. Assim, torna-se fundamental a remoção de macrófitos e a limpeza das margens da lagoa das Furnas de forma periódica. As zonas mais degradadas alvo de intervenção são a norte (zona das caldeiras), poente e sudoeste.

Assim, ao longo dos últimos dias, procedeu-se à remoção de vegetação morta e fragmentos arrancados por ventos fortes. Foram utilizados métodos de remoção manuais, que minimizaram a destabilização dos leitos nas zonas de intervenção mas que, requereram um esforço acrescido por parte dos serviços operativos da direção de serviços dos Recursos Hídricos. O material removido é depositado em terrenos do parque integrado das Furnas, sendo matéria orgânica para enriquecimento dos solos desses terrenos que não drenam para a lagoa. Este trabalho é efectuado sempre que se mostre necessário.

Autor: DSRH

Numero de Visitantes
  3075710  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE