O Governo dos Açores, no âmbito da política de implementação de ações preventivas para a segurança de pessoas e bens na ocorrência de situações hidrológicas extremas, procedeu à identificação de situações de risco, tendo adjudicado, nesse âmbito, a empreitada de reconstrução do açude e a proteção da margem direita da Ribeira Grande, na ilha das Flores, cujos trabalhos estão já concluídos.
A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, determinou a reconstrução do açude situado a jusante da ponte da Ribeira Grande, por forma a impedir o descalce iminente das fundações daquela ponte, único acesso à freguesia da Fajã Grande.
A empreitada incluiu também a proteção da margem direita da ribeira na zona intervencionada e o reperfilamento do leito, para minimizar a erosão hídrica.
A obra agora concluída foi adjudicada à empresa Sociedade de Construções Lucino Lima, por cerca de 28 mil euros.
A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, ao nível do investimento em Recursos Hídricos e Ordenamento do Território, procedeu ainda à adjudicação à empresa Albano Vieira, S.A. da empreitada de reperfilamento do leito de estabilização dos taludes marginais da Ribeira do Cabo da Vila, na Lagoa, em São Miguel.
Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, foi adjudicada pelo valor base de 305.334,31 euros e tem um prazo de execução estimado de cinco meses.