A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, está a promover até 17 de outubro um período de auscultação pública para recolher sugestões para o processo de alteração ao Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (POPPVIP).
Nesse sentido, será realizada hoje uma sessão pública, às 20h00, no Gabinete Técnico da PPCVIP, no Lajido de Santa Luzia, na ilha do Pico.
Os cidadãos e as entidades interessadas podem formular sugestões e apresentar questões que possam ser consideradas no âmbito do procedimento de alteração daquele Plano de Ordenamento.
O POPPVIP foi elaborado com o objetivo de salvaguardar os valores ambientais, da paisagem e da conservação da biodiversidade, mas também de fomento ao desenvolvimento sustentável da ilha do Pico, tendo como objetivos estratégicos a recuperação, reabilitação e conservação da paisagem da cultura tradicional da vinha do Pico em currais, entre outros.
Tendo em conta a evolução das condições económicas, sociais, culturais e ambientais e as conclusões apresentadas no 1.º Relatório de Avaliação do POPPVIP, nomeadamente no que respeita ao regulamento e respetiva cartografia, revela-se necessário proceder a uma alteração, sem, no entanto, interferir com os objetivos que presidiram à sua elaboração.
Desde a criação dos mecanismos de incentivos, foram contratados apoios à reabilitação de mais de 70 hectares de vinha e assegurada a manutenção de uma área que ultrapassa os 200 hectares, estancando o processo de abandono das vinhas e consolidando uma paisagem vitícola viva, com caraterísticas únicas e uma crescente relevância económica e social.