O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente anunciou, na Fajãzinha, na ilha das Flores, que o Governo dos Açores adjudicou a empreitada de requalificação e de desvio das águas pluviais, por forma a garantir a “segurança das pessoas e dos bens”, prevendo-se que a obra, num investimento superior a um milhão de euros, se inicie até janeiro.
“Por uma questão de salvaguardar a segurança das pessoas, dos bens e das habitações da freguesia importa, de facto, encontrar uma alternativa para que as escorrências dos taludes possam ser direcionadas para uma linha de água, que é a Ribeira Grande”, afirmou Luís Neto Viveiros, que falava quarta-feira durante uma visita ao local.
Nesta deslocação, inserida na visita estatutária do Governo, Luís Neto Viveiros esteve reunido com o Presidente da Junta de Freguesia para analisar esta intervenção, salientando que importa prevenir “futuros eventos [cheias] em situações de grande pluviosidade”.
O Secretário Regional revelou ainda que a Direção Regional do Ambiente está a desenvolver, em colaboração com o Laboratório Regional de Engenharia Civil, um programa para a monitorização da encosta da freguesia da Fajãzinha, que será implementado em 2015.
A empreitada de requalificação da Fajãzinha, incluindo o desvio das águas pluviais oriundas da encosta sobrejacente à Estrada Regional, tem um prazo de execução de 365 dias e foi adjudicada ao agrupamento composto pelas sociedades Tecnovia - Açores e Somague Ediçor.