A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, adjudicou a empreitada de reperfilamento da Ribeira da Beira, no concelho das Velas, em S. Jorge, à empresa Tecnovia - Açores por cerca de 200 mil euros.
Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 180 dias e inclui a construção de três passagens hidráulicas, além da proteção, regularização e controlo de cheias naquela ribeira, com o objetivo de proteger pessoas e bens.
O projeto contempla ainda a requalificação ambiental do leito e das margens, com operações de limpeza e desobstrução ao longo de todo o traçado a intervencionar, assim como a renaturalização dos troços da ribeira, nomeadamente através da aplicação de material vegetal que irá contribuir para estabilizar as margens, controlar a erosão, revitalizar o habitat e efetuar a integração paisagística.
A montante da primeira passagem hidráulica vai ser construído um muro de suporte de delimitação da linha de água e um açude para retenção de material sólido.
A intervenção contempla também a demolição e construção de muros novos em alvenaria hidráulica de pedra nos locais onde atualmente existem muros, assim como a consolidação de muros existentes e a execução de lajes de fundo.
No corrente ano, dos cerca de 5,5 milhões de euros executados no domínio dos recursos hídricos, cerca de 4,7 milhões correspondem a ações de manutenção e limpeza e a intervenções de reperfilamento e outras obras hidráulicas nas linhas de água em toda a Região.
A estas ações somam-se ainda as intervenções feitas no âmbito do programa Eco-Freguesia, tendo este ano sido atribuídos apoios no valor global de 450 mil euros.