A presente avaliação sintetiza o levantamento do estado das ribeiras da Região, realizado pelos diversos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas de Ilha, conforme tem sido feito anualmente desde 2012, e que permitiu identificar várias situações nos cursos de água regionais com necessidade de intervenção, apoiando o processo de decisão no estabelecimento de prioridades de atuação em cada ilha.
Com a realização destas campanhas, suporta-se a elaboração do relatório anual no início do Outono e que apoiará a definição das ações prioritárias a adotar pré-inverno, bem como o planeamento para o ano hidrológico (1 de outubro a 30 de setembro).
A avaliação do estado geral das ribeiras envolve o levantamento de novos troços, bem como o ponto da situação de ocorrências relatadas anteriormente (histórico), permitindo observar a evolução temporal daquelas ocorrências e a pertinência de se manterem no plano de trabalhos a desenvolver.
Para mais informações sobre o Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores 2022, consulte os documentos abaixo indicados.
- Relatório
- Anexo I - Listagem das ocorrências, organizadas por ilha, bacia hidrográfica e freguesia, com identificação da respetiva gravidade, prioridade de resolução e responsabilidade
- Anexo II - Listagem dos relatórios sem ocorrências, organizados por ilha, bacia hidrográfica e freguesia, com identificação da extensão percorrida
- Anexo III - Formulários do RERA 2022 (Relatórios), ordenados numericamente
- Anexo IV - Contagem da gravidade das ocorrências por relatório, agrupada por ilha
- Anexo V - Formulários de ponto da situação do RERA 2022 (Histórico), ordenados numericamente
- Anexo VI - Cartas da avaliação feita em 2022, por ilha
- Anexo VII - Formulários do controlo da erosão hídrica em ribeiras em 2021